HBO defende cenas de estupro e violência contra mulher em série

01 de agosto, 2016

(O Globo, 01/08/2016) Uma das novas séries da HBO mais aguardadas por público e critica é “Westworld”, uma adaptação televisiva do homônimo filme de Michael Crichton, de 1973 (no Brasil, o longa ganhou o subtítulo “Onde ninguém tem alma”), que conta a história de um parque temático futurista.

Prometida como “uma odisseia obscura sobre a aurora da consciência artificial e o futuro do pecado”, a série — cujo piloto foi exibido em evento da Associação de Críticos de Televisão dos EUA, a TCA, neste fim de semana — já gera polêmica por sua representação da violência sexual contra mulheres.

O “Hollywood Reporter” descreveu a controversa cena protagonizada por uma realista robô feminina (interpretada por Evan Rachel Wood) que é arrastada e estuprada por um vilão interpretado por Ed Harris.

Presentes ao painel da HBO no TCA, o presidente do canal, Casey Bloys, e a produtora executiva da série, Lisa Joy, foram bombardeados por perguntas sobre a cena. “Quando estávamos abordando um projeto sobre um parque cuja premissa é exatamente permitir ao visitante fazer o que deseja com impunidade e sem consequências, parecia um problema com o qual teríamos que lidar”, justificou Joy.

“Violência e abuso sexual são fatos da história humana desde seu início. Existe algo sobre nós — agradecidamente, não com a maioria de nós —, mas existem pessoas que se envolveram em casos de violência e que são vítimas dessa violência”, continuou a produtora. “A série trata de explorar estes crimes, posicionando-os, assim como o tormento dos personagens, dentro da narrativa e explorando suas histórias, espero, com dignidade e profundidade”.

Joy disse ainda que a representação de estupro em “Westworld” não foi concebida como uma “fetichização dos referidos atos”.

Bloys também respondeu sobre o assunto: “o ponto é que em ‘Westworld’ eles são robôs. Como você trata um robô com qualidades semelhantes às humanas? É um reflexo de como você iria tratar um humano? É um pouco diferente de ‘Game of thrones’, onde a violência é entre humanos. Mas o ponto principal aqui é: isso é algo em que pensamos? Sim, e acho que a crítica é válida… Acho que a crítica é o ponto de partida disso”.

Rodrigo Santoro como Harlan Bell em ‘Westworld’ (Foto: Reprodução)

Concebido por J.J. Abrams e Jonathan Nolan, o híbrido de ficção científica e western tem em seu elenco Rodrigo Santoro, Thandie Newton, James Marsden e Anthony Hopkins, que interpreta o criador do parque temático.

A série, que passou por uma produção tumultada, já tinha sido criticada por ter feito um anúncio polêmico. Em setembro do ano passado, foi divulgado que alguns figurantes teriam que assinar um contrato em que concordavam em participar de cenas com “situações sexuais explícitas”, incluindo “toques entre genitais” e “ser filmado de quatro enquanto outros atores nus aparecem por trás”.

“Westworld” estreia no próximo dia 2 de outubro.

Acesse o PDF: HBO defende cenas de estupro e violência contra mulher em série (O Globo, 01/08/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas