Por um design unissex: criação de produtos e espaços pode promover igualdade de gênero

01 de abril, 2017

Segundo a Bíblia, Deus criou Adão primeiro. E da costela dele, fez Eva. O curioso é que, religiosamente, o mercado também parece seguir essa lógica: o homem é o padrão para a criação de produtos, para só depois vir a versão feminina. E elas ainda pagam um “imposto rosa”, diferença de preço, supostamente por ter mais tecnologias e adereços em seus itens. As questões de gênero influenciam os espaços por onde circulamos, os brinquedos infantis, as formas, os aromas e, exemplo mais emblemático, as cores das mercadorias e locais.

(TAB UOL, 01/04/2017 – acesse a íntegra do especial no site de origem)

O rosa para as meninas e o azul para os meninos foi uma moda surgida após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e consolidada após a década de 1980. No livro “Pink and Blue: Telling the Boys From The Girls” (“Azul e Rosa: Diferenciando Meninos e Meninas”, em tradução livre), a pesquisadora Jo Paoletti conta que, entre 1920 e 1930, muitas lojas de departamentos voltadas para o público infantil nos EUA tinham o azul como tom predominante na seção das meninas (por ser pacífica, associada ao céu) e o rosa para os meninos (por ser um tom que vem do vermelho, vibrante). Esse exemplo mostra como funcionam as construções culturais: o tempo e o design fazem tudo parecer muito natural e lógico. Mas não é. Mesmo assim, essas soluções são replicadas mundo afora.

Enquanto o foco está nas cores e outros conceitos arbitrários, as diferenças fisiológicas e anatômicas entre homens e mulheres por vezes são ignoradas na criação de produtos. Cintos de segurança não usam bonecos femininos em seus testes, resultando em menos eficácia do dispositivo para as mulheres. Já o ar-condicionado é reclamação clássica no ambiente de trabalho, o que faz todo sentido. Estudo científico feito na Holanda concluiu que o design dos termostatos regula automaticamente as temperaturas usando como padrão uma fórmula dos anos 1960, baseada em taxas metabólicas de homens.

Adriana Terra 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas