(UOL Notícias) Silvia Nobre Waiãpi, 35 anos, é a primeira militar indígena a integrar as Forças Armadas no Brasil. Ela disputou uma vaga com 5.000 candidatos e foi aprovada com uma das melhores pontuações no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro, onde serve no Hospital Central do Exército como aspirante. Daqui a seis meses, será promovida 2º tenente.
A índia Waiãpi – etnia que hoje soma somente cerca de 700 integrantes – nasceu no Amapá, no Parque Indígena do Tumucumaque, na fronteira com a Guiana Francesa. Aos 14 anos, ela deixou a floresta amazônica e se mudou para o Rio de Janeiro, onde chegou a mendigar e passar fome. Vendeu livros para sobreviver, formou-se em fisioterapia e destacou-se como atleta. Atualmente, faz cursos de especialização em saúde pública na UFF (Universidade Federal Fluminense), gênero e sexualidade na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e gestão hospitalar, em uma universidade particular.
Matéria na íntegra: Depois de passar fome, Waiãpi é a primeira mulher indígena a virar militar no Brasil (UOL – 27/02/2011)