ONU faz captação global de recursos para a eliminação da violência contra as mulheres no mundo

25 de novembro, 2016

Plataforma online https://donate.unwomen.org/16days/ foi criada pela ONU Mulheres para captar recursos a serem investidos em programas globais e fundo para o fim da violência contra as mulheres

(ONU Mulheres, 25/11/2016 – acesse no site de origem)

Em apoio à campanha global 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, as Nações Unidas estão promovendo a iniciativa “Torne o Mundo Laranja: Aumente os Investimentos para Eliminar a Violência contra Mulheres e Meninas”, para mobilizar recursos para fundos internacionais. As doações poderão ser feitas por meio da plataforma online (https://donate.unwomen.org/16days/) e serão aplicadas em dois programas emblemáticos da ONU Mulheres – Prevenção e Acesso a Serviços Essenciais e Cidades Seguras e Espaços Públicos Seguros -, e no Fundo Fiduciário da ONU para Eliminar a Violência contra as Mulheres.

Esses programas e fundo se propõem a empregar os recursos em serviços especializados de atenção a mulheres em situação de violência e a promover iniciativas de segurança às sobreviventes da violência, para que consigam reconstruir suas vidas, além de romper o ciclo perverso da violência. “Especialistas são unânimes ao afirmar que o benefício do fim da violência contra as mulheres e meninas seria muito maior do que o investimento necessário. Sabemos que mesmo os investimentos de pequena-escala que são oportunos e corretamente orientados podem trazer enormes benefícios para as mulheres e meninas e para suas comunidades. O preço de não ter uma mudança é inaceitável”, afirma a diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka.

No Brasil, o período de mobilização da campanha 16 Dias se iniciou em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e se estenderá até 10 de dezembro, Dia Internacional de Direios Humanos. Um dos pontos altos da mobilização é 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. Desde 2008, a ONU apoia as ações por meio da campanha do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres”, para ampliar a consciência pública e criar oportunidades sobre os problemas e as soluções.

Recursos para ações concretas de eliminação da violência
– Um dos maiores desafios para prevenir e eliminar a violência contra as mulheres e meninas em todo o mundo é a falta de fontes de financiamento para as ações e iniciativas de prevenção e eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

No marco da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030, as Nações Unidas estão buscando recursos para financiar as metas para a eliminação da violência de gênero, estabelecidas no Objetivo 5 sobre Igualdade de Gênero para fazer mudanças significativas na vida de mulheres e meninas em todo o mundo.

Torne o mundo laranja – Durante os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, as Nações Unidas incentivam a todas as mulheres e todos os homens do mundo a se vestirem de laranja em adesão à eliminação da violência de gênero.

Em 2015, prédios emblemáticos e cartões-postais do mundo, em mais de 90 países, foram iluminados na cor laranja em manifestação ao apoio global para o direito de mulheres e meninas terem uma vida sem violência. Nas redes sociais, mais de 300 milhões de pessoas foram envolvidas na campanha.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas