Pequim+20: ONU Mulheres faz debate virtual, nesta 4ª feira (12/11), sobre a situação das meninas

11 de novembro, 2014

(ONU Mulheres, 11/11/2014) Discussão atualiza a Declaração e o Plano de Ação de Pequim, elaborados em 1995, sobre avanços e desafios sobre a vida de mulheres e meninas

Os direitos das meninas estarão em debate online no terceiro hangouts Pequim+20, promovido pela ONU Mulheres Brasil. A atividade acontecerá em 12 de novembro, das 14h30 às 16h, e poderá ser acompanhada ao vivo no link: bit.ly/hangouts-asmeninas-pequim20. Três especialistas serão entrevistadas por duas blogueiras. O público poderá participar com perguntas ou comentários por meio de posts na página do evento Pequim+20: As Meninas no Google+ da ONU Mulheres Brasil.

[easyrotator]erc_83_1415798424[/easyrotator]

O debate “As Meninas” terá a participação de Ingrid Soto, estudante do Ensino Fundamental. Ela tem 12 anos, vive em Valinhos (SP) e está atenta aos acontecimentos mundiais ao ponto de querer atuar em causas humanitárias. Aluna de escola pública, filha de uma técnica em segurança do trabalho e de um motorista de caminhão, Ingrid dedica parte de seu tempo para a música. Altamente ligada em tecnologia, a estudante considera que, diante do computador, “o mundo fica pequeno”. Pela Internet, acompanha as atividades do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em todo o mundo e visita semanalmente a sede das Nações Unidas.

Na interface gênero e raça, Tainá Almeida, coordenadora da equipe Rio de Janeiro do Coletivo Meninas Black Power, trabalha para afirmar a identidade racial de meninas, jovens e mulheres negras por meio da valorização dos cabelos crespos naturais. No último 25 de Julho – Dia da Mulher Afrolatinoamericana e Afrolatinoamericana – as Meninas Black Power reuniram cerca de 500 pessoas, no clube negro Renascença, na segunda edição do Encrespando.

O grupo também realiza atividades educativas para os públicos infanto-juvenil, a exemplo de contação de histórias e oficinas em escolas da Baixada Fluminense, e do Encrespinho. As Meninas Black Power – jovens mulheres negras – estão organizadas em grupos de trabalho nas áreas de educação, histórico-política, comunicação, cultura, moda e beleza.

A terceira convidada do Hangouts Pequim+20: As Meninas é Suzana Varjão. Jornalista, escritora, pesquisadora, tem 27 prêmios de reportagem – a maioria, pela defesa dos direitos humanos. Mestre em Cultura & Sociedade, é autora, dentre outros, do livro Micropoderes, macroviolências, um estudo sobre a palavra e seu impacto na construção da ordem social. Atualmente, responde pela gerência do Núcleo de Qualificação de Mídia da ANDI – Comunicação e Direitos.

As convidadas serão entrevistadas pelas blogueiras Carolima Pombo, do blog MãeTempo.Net, e Daniela Folloni, do It Mãe.

Pequim+20 – A ONU Mulheres está fazendo uma mobilização internacional no contexto do 20º aniversário da 4ª Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada em Pequim, no ano de 1995. Trata-se de um momento histórico que definiu, para o mundo, o conceito de gênero, a noção de empoderamento das mulheres e a estratégia de políticas transversais com perspectiva de gênero. Tornou-se, assim, um marco global para os direitos das mulheres e meninas.

Pequim + 20 se iniciou em 22 de maio e será construído até o ano de 2015 sob o lema “Empoderar Mulheres, Empoderar a Humanidade: Imagine!”. O objetivo é envolver uma rede global em torno do tema geral da Conferência de Pequim: empoderamento das mulheres e igualdade de gênero.

Em março de 2015, avanços e lacunas da Declaração e da Plataforma de Pequim serão discutidas na Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), culminando com um evento de alto nível na Assembleia Geral da ONU, em setembro. Será um posicionamento importante sobre a agenda pós-2015, propondo um modelo de desenvolvimento para o futuro em que a garantia dos direitos das mulheres, a autonomia e a igualdade de gênero fazem parte dos grandes debates e acordos mundiais.

Hangouts Pequim+20 – As Meninas
Data: 12 de novembro de 2014 (quarta-feira)
Horário: das 14h30 às 16h
Como participar? Acessar o endereço http://bit.ly/hangouts-asmeninas-pequim20 para assistir o debate ao vivo pelo Google+

Acesse no site de origem: Pequim+20: ONU Mulheres faz debate virtual, nesta 4ª feira (12/11), sobre a situação das meninas (ONU Mulheres, 11/11/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas