Com apoio da ONU Mulheres, mulheres negras debatem articulação política durante o Fórum Social Mundial

13 de março, 2018

Fórum Permanente de Mulheres Negras é iniciativa de organizações da sociedade civil no FSM e conta com o apoio da ONU Mulheres e da Embaixada do Reino dos Países Baixos. São aguardas cerca de 100 participantes

(ONU Mulheres, 13/03/2018 – acesse no site de origem)

Mulheres negras do Brasil, América Latina e Caribe, africanas e de outros lugares da diáspora têm programação específica no Fórum Social Mundial, que começa nesta terça-feira (13/3), em Salvador, com expectativa de reunir 20 mil ativistas sociais de todo o mundo sob o lema “Resistir é criar, resistir é transformar”. Por iniciativa de organizações de afro-brasileiras, será instalado o Fórum Permanente de Mulheres Negras, dias 14 e 15 de março, para avaliação a conjuntura política e dos 30 anos do Encontro Nacional de Mulheres Negras. Para os dois dias mencionados são aguardadas cerca de 100 mulheres negras.

O Fórum Permanente Mulheres Negras será inaugurado às 9h desta quarta-feira (14/3), com apresentação do grupo Mulheres de Alagados. Em seguida, será aberto o painel “Avaliação dos 30 anos de organização do movimento de mulheres negras contemporâneo: Do I Encontro Nacional de Mulheres Negras à Marcha de 2015”. Serão painelistas: a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ); Benilda Brito, N’Zinga Coletivo de Mulheres Negras; Lúcia Dutra, Grupo Mãe Andresa; Iêda Leal, coordenadora Nacional do Movimento Negro Unificado (MNU); Wânia Sant’Anna, feminista negra do Ìrohìn; e Graça Santos – Frente de Mulheres Negras do Distrito Federal e Entorno. O painel terá mediação da ativista negra Kátia de Melo.

No segundo dia do Fórum Permanente de Mulheres Negras (15/3), está programado o painel “Conjuntura Política de Mulheres Negras no Brasil, América Latina e Caribe”, das 9h às 12h, o qual terá as exposições de Eunice Borges, associada de Programas da ONU Mulheres Brasil; Vicenta Camusso, da Rede de Mulheres Afrodescendentes do Cone Sul; Paola Yañez, coordenadora da Sub-região Andina da Rede de Mulheres Afroamerianas, Afro-Caribenhas e da Diáspora; Heliana Hemetério, do Movimento de Mulheres Negras e Rede Nacional de Lésbicas Negras e Bissexuais; Mônica Oliveira, Rede de Mulheres Negras de Pernambuco; Ana Paula Rosário, Articulação Nacional de Negras Jovens Feministas; Clátia Vieira, do Fórum Nacional de Mulheres Negras; Zaylin Leydi Powell Castro, doutoranda do Programa Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento da Universidade Federal da Bahia. Este painel terá a mediação de Dulce Maria Pereira, ativista do movimento negro.

No período da tarde, , das 14h30 às 17h30, haverá a plenária Rumo ao Encontro Nacional de Mulheres Negras, com coordenação de Nilza Iraci e Regina Adami, ambas pela Articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras; Creuza Oliveira, da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas; Ivana Leal, do Movimento Negro Unificado (MNU); e Ana Mumbuca, da Coordenação Nacional de Quilombos (Conaq).

O Fórum Permanente de Mulheres Negras é uma realização das entidades mobilizadoras da Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver, sendo organizada pelo Comitê Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50 em 2030 e da Articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras. As atividades têm o apoio da ONU Mulheres Brasil – no âmbito da estratégia de comunicação e advocacy Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50 em 2030 –, e da Embaixada do Reino dos Países Baixos, como parte da programação do Março Mês das Mulheres.

Durante o Fórum Permanente de Mulheres Negras, a ONU Mulheres fará o lançamento local da publicação Mulheres Negras na Década Internacional de Afrodescendentes, produzida pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos e traduzida para o Português por iniciativa do Grupo Temático de Gênero, Raça e Etnia da ONU Brasil.

Fórum Permanente de Mulheres Negras no Fórum Social Mundial
Data: 14 e 15 de março de 2018
Horário: das 9h às 16h
Local: Coordenação de Desenvolvimento Agrário (Avenida Adhemar de Barros, 986, em frente ao Campus da Universidade Federal da Bahia) – Ondina, Salvador/BA

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas