Debates & Provocações ÉPOCA/FAAP discute cotas para mulheres na política

12 de novembro, 2015

(Época, 12/11/2015) O debate trará a jornalista Ana Carolina Nunes, a especialista em pesquisas eleitorais Fátima Jordão e a repórter de política de ÉPOCA Flávia Tavares

As cotas para mulheres na política serão o tema da oitava edição do Debates & Provocações. O evento ocorrerá na próxima terça-feira, 17 de novembro, às 10h, no auditório da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), com entrada gratuita e transmissão ao vivo pela TV FAAP (www.faap.br/tvfaap/). Comentários e perguntas podem ser enviados pelo campo abaixo ou pelas redes sociais de ÉPOCA.

A socióloga especialista em pesquisas eleitorais Fátima Jordão, a jornalista Ana Carolina Nunes e a repórter de ÉPOCA Flávia Tavares discutirão as alternativas para aumentar a participação feminina na política. A mediação será feita por Edilamar Galvão, coordenadora do curso de pós-graduação em Jornalismo Cultural na FAAP.

Sobre o tema

Em junho, deputados rejeitaram uma emenda que estabeleceria uma cota para mulheres nas eleições. Dois meses depois, uma nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aguarda votação na Câmara após ser aprovada no Senado. Se aceita, a PEC 98/2015 estabelecerá um número mínimo de parlamentares do sexo feminino no Poder Legislativo.

As mulheres são hoje 52% da população brasileira, mas sua representatividade na política é bem menor. Nas eleições de 2014, somente 51 das 513 vagas na Câmara dos Deputados foram ocupadas por parlamentares do sexo feminino, enquanto no Senado foram eleitas 13 candidatas para 81 cadeiras disponíveis.

A cota para mulheres é capaz de aumentar a representatividade feminina na política? Essa é a melhor alternativa para resolver o problema da baixa participação feminina? Essas serão algumas das questões abordadas nessa edição de Debates & Provocações.

As debatedoras

Ana Carolina Nunes é ativista de causas feministas, mestranda em políticas públicas na Universidade Federal do ABC (UFABC) e jornalista formada pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Fátima Pacheco Jordão é socióloga e especialista em pesquisa eleitoral. É conselheira do Instituto Vladimir Herzog e uma das fundadoras do Instituto Patrícia Galvão.

Flávia Tavares é repórter de política de ÉPOCA.

Edilamar Galvão é coordenadora do curso de pós-graduação em Jornalismo Cultural na FAAP, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, jornalista e poeta.

A série Debates & Provocações

Este será o oitavo evento Debates & Provocações promovido por ÉPOCA em 2015. O primeiro ocorreu em maio, em parceria com a FAAP, e discutiu propostas de redução da maioridade penal. No mês seguinte, também em parceria com a FAAP, o tema foi o Estatuto da Família. Em julho, o Debates & Provocações, promovido por ÉPOCA em parceria com o Rio Academy, fez parte do Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo, abordando a redução do espaço para carros nas cidades. Em agosto, novamente com a FAAP, o debate foi sobre a violência obstétrica. Em setembro, também com a FAAP, o tema foi a descriminalização das drogas. No mês passado, foram duas edições: em parceria com o Insper, o evento discutiu o papel do Estado na economia e, junto com a FAAP, abordou o tema Cidade do Futuro.

Acompanhe nesta página os artigos, reportagens e anúncios de novos eventos da série Debates & Provocações.

Acompanhe nesta página os artigos, reportagens e anúncios de novos eventos da série Debates & Provocações.

Debates & Provocações ÉPOCA/FAAP discute cotas para mulheres na política (Foto: Divulgação)

Acesse no site de origem: Debates & Provocações ÉPOCA/FAAP discute cotas para mulheres na política (Época, 12/11/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas