Lançada segunda edição do + Mulheres na Política

16 de junho, 2015

(SPM, 16/06/2015) A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Elenora Menicucci, participou do lançamento da segunda edição, com atualizações, do livro + Mulheres na Política. A publicação mostra a situação das mulheres na política brasileira, trazendo uma contextualização histórica.

Menicucci iniciou sua fala citando outra, da filósofa e economista polaco-germana, Rosa Luxemburgo: “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”. A frase, que abre o capítulo 3 do Livro – “Fatores que influenciam a presença da mulher no parlamento” – remete à reforma política, em votação na Câmara dos Deputados. A ministra reafirmou a posição de governo em relação ao assunto. “Não existe sociedade nem projeto democrático se não houver igualdade de gênero”, reforçou.

Para ela a questão que está posta na reforma política é a inclusão, na Constituição Federal, da previsão de cotas para mulheres nas casas legislativas. Segundo a ministra, o governo defende também a paridade de gênero nas listas de candidaturas. “Mais mulheres na política é uma questão de democracia”, afirmou.

Segundo os dados da pesquisa Woman in Nacional Parliament, de fevereiro de 2015, o Brasil, embora seja a sétima economia mundial, ocupa a posição 158ª em participação de mulheres nas câmaras baixas. Na América Latina, o País ocupa a 19ª posição.

A publicação conta com os apoios da: SPM/PR, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir/PR), ONU Mulheres, Conselho Nacional do Ministério Público, União Nacional dos Legislativos Estaduais, OAB-Mulher, Conselho Nacional de Justiça e Associação dos Magistrados Brasileiros.

Presenças

Da SPM estiveram no evento a secretária executiva, Linda Goulart e as três secretárias de área: Tatau Godinho, de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres; Rose Scalabrin, de Articulação Institucional e Ações Temáticas e a adjunta de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, Aline Yamamoto.

A solenidade contou também com a participação da procuradora da Mulher na Câmara, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA); da Procuradora da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM); da representante da coordenadoria da bancada feminina na Câmara,  deputada Carmen Zanotto (PPS/SC), da ministra do Tribunal Superior do Trabalho Delaíde Alves Miranda Arantes; da ministra do Tribunal Superior Eleitoral Luciana Christina Guimarães Lóssio; da representante da ONU Mulheres Nadine Gasman; da diretora de mulheres da UNE Lays Gonçalves da Silva; além de representante da Associação dos Magistrados Brasileiros; conselheiras do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres (CNDM); lideranças partidárias; representantes de movimentos sociais e de estudantes.

Comunicação Social

Acesse no site de origem: Lançada segunda edição do + Mulheres na Política (SPM, 16/06/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas