Mesa Diretora da Câmara tem duas mulheres pela primeira vez na história

02 de fevereiro, 2015

(Câmara Notícias, 02/02/2015) As deputadas Mara Gabrilli (PSDB) e Luiza Erundina (PSB) representarão a bancada feminina na direção dos trabalhos da Casa pelos próximos dois anos.

Pela primeira vez, duas deputadas ocuparão simultaneamente cargos na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. No domingo (1º), Mara Gabrilli (PSDB-SP) foi eleita para a 3ª Secretaria, com 456 votos. Luiza Erundina (PSB-SP), com 372 votos, foi eleita para a 3ª suplência.

No biênio 2011-2012, Rose de Freitas (PMDB-ES) havia se tornado a primeira mulher a ocupar um cargo na Mesa Diretora, como 1ª vice-presidente. No domingo, a ex-deputada assumiu vaga no Senado.

Erundina é autora de proposta de emenda à Constituição (PEC 590/06) que obriga a Mesa a ter em sua composição ao menos uma mulher. “É um passo pequeno, mas nos ajuda a chegar a uma conquista maior”, disse a deputada, pouco antes da votação de domingo, ao analisar a indicação de duas mulheres para a Mesa Diretora.

A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), coordenadora da bancada feminina, comemorou. “A deputada Luiza Erundina tem uma história de luta, de vida, de resistência e de coerência com a luta dos diretos da mulher e será um orgulho para nós tê-la na composição da Mesa”, disse.

Gestão

Na 3ª Secretaria, Mara Gabrilli será responsável pela gestão administrativa de passagens aéreas e por examinar os requerimentos de licença e as justificativas de faltas dos deputados. “Nunca uma mulher assumiu o cargo de gestão na Mesa Diretora. Primeiro o fato de ser mulher, depois o de ser deficiente. O fato de poder participar de todas as decisões da Mesa dá protagonismo à mulher e aos deficientes”, afirmou.

Gabrilli acredita que pode trazer um protagonismo diário para as deputadas e representar mais de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. “Ter uma mulher tetraplégica compondo a Mesa mostra que tudo é possível, desde que haja acessibilidade”, disse.

Reivindicações

Nesta legislatura, a bancada feminina entregou a todos os candidatos à Presidência da Câmara uma plataforma com as principais reivindicações das deputadas.

No documento, as deputadas ressaltam que, apesar dos avanços na legislação eleitoral, o número de mulheres na Casa “continua longe de corresponder à representação justa e adequada da parcela feminina da população brasileira”. A bancada feminina na Câmara cresceu de 45 para 51 deputadas com a última eleição, mas ainda ocupa apenas 9,94% do total de cadeiras (513).

Ralph Machado e Emanuelle Brasil

Acesse no site de origem: Mesa Diretora da Câmara tem duas mulheres pela primeira vez na história (Câmara Notícias, 02/02/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas