(UOL Notícias) Segundo levantamento divulgado pelo jornalista venezuelano Carlos Suberopelo, com a eleição de Dilma Rousseff (PT), nove mulheres chegaram ao poder em 2010. E desde a 2ª Guerra Mundial (1939-1945), são 65 mulheres que chegam ao cargo de presidente ou primeira-ministra de seus países.
Disponível em seu blog, o estudo do venezuelano mostra a que a primeira mulher a atingir o poder foi Sirimavo Bandaranaike, em 1960, no Sri Lanka (na época ainda chamado Ceilão). Viúva de um político que foi assassinado, Sirimavo candidatou-se e saiu-se vitoriosa.
A segunda mulher foi Indira Ghandi, na Índia. “Era filha de Jawaharlal Nehru, amigo e braço direito de Mahatma Ghandi”, escreveu Carlos Subero. Em seguida veio Golda Meir, em Israel. “Apesar de ser mais uma ministra do chefe David Ben-Gurion, era chamada por ele de ‘o homem mais forte do meu governo’ ”, destacou o jornalista.
Nos anos 70 tivemos Isabel Perón (Argentina), Elizabeth Domitien (República Centroafricana) e Margaret Thatcher (Reino Unido).
Após a eleição de Dilma Rousseff, as latino-americanas presidentes ou primeiras-ministras chegam a nove. Rosalía Arteaga (Equador), Isabel Perón (Argentina) e Lidia Gueiler (Bolívia) não foram eleitas, mas chegaram ao poder por outros caminhos.
Por continente, “há 24 mandatárias que governaram na Europa; 12 são asiáticas; 11 governaram no Caribe; 9 são latino-americanas; 5 africanas; 3 são da Oceania e nenhuma é norte-americana”.
Acesse em pdf: Dilma é a 9ª mulher que chega ao poder em 2010 (Blog do Fernando Rodrigues – UOL Notícias – 04/11/2010)