13/04/2010 – Marta diz que tem gente que ainda ‘não vota em mulher’

13 de abril, 2010

martasuplicybymbergamoEm entrevista concedida ao jornal Folha de S.Paulo, a ex-prefeita de SP Marta Suplicy afirma que o Partido dos Trabalhadores (PT) não sabe como focar os problemas de gênero.

A seguir, alguns destaques da entrevista: 

“FOLHA – O crescimento de Dilma não é tímido para quem tem Lula como cabo eleitoral?
MARTA –
Não, eu acho que ela cresceu bastante. Tem muita gente que ainda não a conhece e que votará nela por ser a candidata do Lula e muita gente que votará nela por ver nela uma figura competente, uma figura de mulher, algo que eu acho que está sendo pouco explorado. Esse olhar é muito interessante, e o Lula percebeu isso, que ser mulher era algo interessante.

FOLHA – A campanha de Dilma peca por não explorar o lado mulher?
MARTA –
Seria interessante focar na questão da mulher, mas acho bastante difícil porque as pessoas não sabem como fazê-lo, se sentem inseguras. Eu mesma, como candidata, sempre achei isso, mas nunca tive certeza suficiente para seguir à frente nas discussões que tive com os marqueteiros. Mas isso seria um paradigma importante, mas é arriscado. E, quando é arriscado numa coisa de grandíssima dimensão, não se faz. Presidente da República, muito menos. Então de novo não faremos. Tem gente que não vota em mulher, e não podemos perder a oportunidade de fazer pesquisas e saber o porquê. Isso vai deixar um histórico muito importante para as mulheres, para nossas filhas e nossas netas que quiserem entrar na política. Temos uma chance única com a Dilma e com a Marina.”

Acesse essa entrevista na íntegra: Marta diz que tem gente que ainda “não vota em mulher” (Folha de S.Paulo – 13/04/2010)

Assista a trecho de Palestra do demógrafo José Eustáquio Diniz Alves (IBGE) sobre a baixa participação das mulheres na política

Leia também:

10/04/2010 – O voto das mulheres, por Fernando Rodrigues

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas