13/12/2011 – Manutenção de Secretaria das Mulheres é primeiro grande resultado de conferência, diz ministra Luiza Bairros

13 de dezembro, 2011

3acnpm12122011_agbr260(Agência Brasil) O anúncio de que o governo não vai acabar com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) representa o primeiro grande resultado da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. A avaliação é da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros.

Ao participar dos debates no primeiro dia do encontro, ela avaliou que o anúncio, feito pela presidenta Dilma Rousseff ontem (12), dá dimensão e força política para o processo de construção dos debates. “É sob a égide dessa boa notícia, dessa vitória, que devemos conduzir todo o restante dessa conferência, acreditando na capacidade de construir os resultados políticos que queremos para o nosso processo de empoderamento na sociedade brasileira”, disse.

Luiza lembrou que, como a SPM, a Seppir também completa oito anos de existência. Apesar das conquistas do ponto de vista dos direitos das mulheres e dos negros, ainda há uma baixa percepção, segundo a ministra, dos efeitos concretos que tais avanços têm gerado no país.

“Não há dúvida alguma – e o Censo 2010 nos mostrou isso – de que, com todos os avanços no sentido das desigualdades, resta um núcleo duro que é a desigualdade racial e que se torna ainda mais evidente quando associada às desigualdades de gênero”, ressaltou.

A ministra da SPM, Iriny Lopes, avaliou que a conferência faz parte do projeto de ampliação dos direitos das mulheres e precisa ser compreendida como parte de um processo que não pode sofrer interrupções.

“Nessa conferência, viemos discutindo e debatendo amplamente, democraticamente, da maneira mais transparente, a necessidade de atualizar, aprimorar e priorizar as ações do segundo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres”, disse. “Queremos o fortalecimento da agenda feminista para que a gente possa avançar nos governos e fortalecer a luta”, destacou.

Acesse em pdf: Manutenção de Secretaria das Mulheres é primeiro grande resultado de conferência, diz ministra (Agência Brasil – 13/12/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas