22/09/09 – Corrida presidencial: é a vez das mulheres?

22 de setembro, 2009

Reportagem publicada pela revista Veja trata da possibilidade de haver várias candidatas ao Planalto.

Para Lúcia Avelar, professora de ciências políticas da Universidade de Brasília, trata-se de “um fato relevante e energizador da política brasileira”.

Na visão do cientista político Carlos Melo, professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), o fato de mulheres chegarem à eleição de 2010 com chances de vitória faz parte do processo natural de amadurecimento da democracia brasileira. Melo lembra que a normalidade eleitoral no Brasil tem início em 1994. Desde então foram eleitos um intelectual e um operário. “Agora, temos no cardápio ao menos duas mulheres com chances reais, que vão disputar o cargo em pé de igualdade”, diz Melo.

Concordando com essa análise, a antropóloga Mirian Goldenberg, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, avalia que a presença feminina na sucessão de Lula é uma espécie de imposição da sociedade. “Esperava-se que um homem do proletariado rompesse com a corrupção. Agora, é a vez de retomar na figura feminina essa esperança que não deu certo”, diz a antropóloga.

Acesse a matéria na íntegra em pdf (Veja – 22/09/09)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas