Secretária de Mulheres é contra aborto mesmo em caso de estupro

01 de junho, 2016

(O Globo, 01/06/2016)  Fátima Pelaes participou nesta terça-feira de seu primeiro ato público no cargo

A ex-deputada federal e socióloga Fátima Pelaes é a nova Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres. Ela participou nesta terça de seu primeiro ato público no cargo. Na reunião do presidente interino Michel Temer com secretários de Segurança Pública, no Ministério da Justiça, Pelaes sentou-se ao lado direito do peemedebista. Foi citada por ele. Mesmo sem ter sido nomeada oficialmente, com publicação no Diário Oficial, a placa em frente a ela a identificava como secretária da área. Foi deputada federal por quatro vezes, pelo PMDB do Amapá.

Leia também: Nova secretária de mulheres é evangélica e contra o aborto (UOL Notícias, 31/05/2016)
– Nova secretária do governo Temer responde a processo e fez campanha contra o aborto (Extra, 31/05/2016)
– Futura secretária para mulheres é contra aborto em caso de estupro (Folha de S.Paulo, 31/05/2016)
– A possível nomeação de Fátima Pelaes é mais um baque para o movimento feminista (Brasil Post, 27/05/2016)
– Pela vida desde a concepção: Conheça a futura secretária da Mulher do governo Temer (Brasil Post, 26/05/2016)

A nova secretária tem um perfil bem diferente das últimas secretárias da área, de postura mais liberal em temas polêmicos, como o aborto. Fátima Pelaes é contra o aborto mesmo em casos extremos, como o estupro. Ela já fez um relato na Câmara, em 2010, quando revelou que é fruto de um ato dessa natureza. Sua mãe, que estava presa, engravidou após ser vítima de um estupro. Pelaes não conhece a identidade do pai.

Fátima Pelaes é evangélica e já foi a favor do aborto. Mudou de opinião quando se converteu e tornou-se uma religiosa fervorosa.

— Essa mulher hoje aqui no Congresso nasceu dentro de uma penitenciária. Nasceu de uma mulher que pagava pena ali por ter cometido crime passional. Já tinha cinco filhas e foi ali abusada. E esta mulher que está aqui hoje nasceu e não sabe quem é seu pai. Ela pensou sim no aborto, porque não se imaginava que uma mulher encarcerada, que já criava uma filha ali, poderia continuar essa gravidez. Ela me pediu perdão quando me tornei adulta — relatou Fátima Pelaes, que, em seguida, defendeu ser contrária ao aborto.

— E hoje estou aqui podendo dizer e defender que a vida começa na hora da concepção sim. Se há tempos atrás tivesse feito isso (aborto) não estaria aqui hoje. A gente tem que pensar que dá-se um jeito, consegue sobreviver. Não é fácil, mas é possível. Só eu sei a dor. Aprendi isso no dia a dia — disse a então deputada, que lembrou já ter defendido a prática do aborto.

— Eu já estive também em alguns momentos nesta comissão defendendo (o direito ao aborto), dizendo que toda mulher tem direito, que a vida não começa na concepção. Mas eu precisava ser trabalhada, ser curada, eu não conseguia falar disso… Hoje eu posso.”

Essa fala de Fátima Pelaes se deu numa discussão na Comissão de Seguridade Social e Família, em 2010. E se discutia ali o Estatuto do Nascituro, que foi aprovado no final do ano passado. Esse estatuto condena o aborto e define família a que é formada apenas por homem e mulher.

Acesse aqui em PDF: Secretária de Mulheres é contra aborto mesmo em caso de estupro (O Globo, 01/06/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas