Seminário organizado pelo TSE discute participação feminina na política

11 de setembro, 2015

(Senado Federal, 11/09/2015) O Seminário Reforma Política, organizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aconteceu nesta quinta-feira, 10/9, e debateu na mesa de 17h o tema “A Participação da Mulher na Política”. As palestrantes convidadas para mesa foram: a Procuradora Especial da Mulher do Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) a Ministra Luciana Lóssio, ministra do TSE e a ministra Eleonora Menicucci, ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

Leia mais: 
Ministra fala sobre a participação da mulher na política no TSE (SPM, 11/09/2015)

A primeira a palestrar foi a senadora Vanessa Grazziotin que apresentou dados sobre a participação da mulher na política brasileira. Ela exibiu gráficos em que apontou a evolução das candidaturas no parlamento brasileiro que segundo a parlamentar “ainda é muito desigual em relação ao gênero masculino”. De acordo com a senadora “a falta de empoderamento reflete nos índices de violência contra a mulher” e que “aumentar a representatividade feminina é um passo importante para equiparação dos direitos”.

A ministra Eleonora Menicucci ressaltou que a luta por oportunidades iguais na política deve começar dentro dos partidos e que a “cultura patriarcal ainda é um obstáculo” que impede a participação da mulher na política e também em outros setores da sociedade como nas empresas.

Por fim, a mediadora do painel, ministra Luciana Lóssio, agradeceu a exposição das convidadas e afirmou que é preciso superar “as verdadeiras feridas sociais e culturais que discriminam e obstruem o papel destinado às mulheres”.

O seminário abordou temas como financiamento de campanhas eleitorais, voto facultativo, reeleição, duração dos mandatos, unificação das eleições, sistemas eleitorais, coligações e fidelidade partidária e a participação da mulher na política. A discussão foi fomentada por meio do debate entre especialistas, juristas e políticos sobre as iniciativas de mudança na organização política e eleitoral do Brasil, que tramitam no Congresso Nacional.

Acesse no site de origem: Seminário organizado pelo TSE discute participação feminina na política (Senado Federal, 11/09/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas