Polônia planeja dificultar divórcios para casais com filhos menores de idade

18 de janeiro, 2022

Casais deverão passar por reuniões de mediação durante o pedido de divórcio, e juiz poderá rejeitar a solicitação se achar conveniente

(Estado S. Paulo | 18/01/2022 | Por Redação)

O ministro da Justiça da PolôniaZbigniew Ziobro, anunciou nesta terça-feira, 18, mudanças na lei do divórcio que vão prolongar e dificultar o processo, especialmente no caso de casais que tenham filhos menores de idade. Segundo o ministro, a medida visa ajudar os casais com filhos e proteger os filhos, bem como evitar processos que por vezes duram anos para determinar a pensão.

De acordo com a proposta de Ziobro, antes de aprovar o pedido de divórcio apresentado por um casal com filhos menores, o juiz deve propor que ambas as partes realizem reuniões de mediação durante vários meses para “avaliar se há possibilidades de manutenção do casamento” e, se julgar conveniente, pode rejeitar a solicitação.

O vice-ministro da Justiça, Marcin Romanowski, afirmou esta terça-feira em uma rádio local que 10% dos casais que pedem o divórcio desistem durante o processo. “Uma proporção que esperamos que cresça para 50% graças às reuniões de mediação”, disso.

Além disso, o Ministério da Justiça pretende simplificar os procedimentos de concessão de pensão alimentícia a menores envolvidos em divórcio. Será necessário apenas apresentar a certidão de nascimento e preencher um formulário online para que, no prazo máximo de duas semanas a contar do divórcio, o pai comece a pagar a pensão.

Acesse a matéria completa no site de origem

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas