Secretário Especial de Direitos Humanos participa das Consultas Nacionais das Mulheres com Deficiência e Ciganas

02 de março, 2016

(SDH, 02/03/2016) O secretário Especial de Direitos Humanos, Rogério Sottili, participou nesta terça-feira (1º) da abertura das Consultas Nacionais das Mulheres com Deficiência e Ciganas, em Brasília (DF). A reunião faz parte das instâncias preparatórias para a 4ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres (CNPM), que ocorre em Brasília, de 10 a 13 de maio. O objetivo das consultas é preparar mulheres de segmentos tradicionalmente invisibilizados para tomar parte nos processos de participação popular. Durante o evento, serão eleitas 07 delegadas entre as mulheres com deficiência e 07 delegadas do povo cigano para representação na Conferência Nacional.

Sottili destacou a realização de seis Conferências Nacionais no período entre o fim de abril e início de maio, incluindo as Conferências Conjuntas de Direitos Humanos e a 4ª CNPM. O secretário de direitos humanos afirmou que os eventos são uma demonstração de que a sociedade civil está preparada para responder às ameaças de retrocessos em direitos humanos e participação social. “Nós vamos responder à altura com qualidade, com propostas e, acima de tudo, com políticas, dizendo que nós não vamos permitir qualquer retrocesso”, enfatizou.

O caráter democrático dos processos conferenciais também foi comentado por Sottili: “Porque, no fundo, o que está por trás da nossa luta é a defesa, a construção e o fortalecimento da democracia. Não existe país de direitos sem democracia.”

O evento contou ainda com a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Ministério da Justiça, da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Outros segmentos de mulheres tradicionalmente invisibilizadas já tiveram suas consultas nacionais, como as mulheres quilombolas e dos povos de matriz africana, como parte dos eventos preparatórios para a 4ª CNPM.

Assessoria de Comunicação Social

Acesse no site de origem: Secretário Especial de Direitos Humanos participa das Consultas Nacionais das Mulheres com Deficiência e Ciganas (SDH, 02/03/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas