Brasileira está entre as 10 mulheres mais influentes do mundo Java

15 de abril, 2016

(IDG Now, 15/04/2016) A gaúcha Fabiane Nardon é Chief Cientist da Tail Target e fundadora da Tools Cloud Inc., com longa carreira no Brasil e no exterior.

Os homens podem predominar em quantidade no cenário mundial da ciência da computação, mas a legião (crescente) de mulheres cientistas ganha cada vez mais reconhecimento do mercado. Um bom exemplo é a lista “10 Influential Women in Java, Scala and Everything in Between”, anunciada recentemente por uma publicação especializada em Java, que destaca as dez mulheres mais influentes em Java, Scala e no ecossistema que abarca essas tecnologias.

O novidade é que a lista inclui uma brasileira, a gaúcha Fabiane Nardon, Cientista Chefe da empresa Tail Target, primeira DMP (Data Management Platform) do Brasil e a maior plataforma de Data Science para publicidade no país. Fabiane também é fundadora da empresa Tools Cloud Inc., um ambiente de desenvolvimento Open Source na nuvem.

Fabiane é PhD em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo, Em 2015 foi uma das ganhadoras do Duke’s Choice Award 2015, promovido pela Oracle e considerado o ‘Oscar’ da tecnologia Java.

A cientista lidera diversas comunidades, incluindo a JavaTools na Java.net, dentro da qual mais de 800 projetos open source foram criados. Ela faz parte ainda do comitê responsável pela definição do programa do QConSP, do JavaOne, OSCON e TDC. Entre suas especialidades estão Java, Computação em Nuvem, JEE, JEE, Open Source, Arquitetura de Software, Plataformas de Software, Agile Development, concepção de produtos baseados em Internet, Big Data e Data Science

“O reconhecimento da comunidade é provavelmente a maior distinção que um profissional pode almejar, ainda mais quando nos destaca em ambiente no qual a presença masculina é predominante”, diz Fabiane. Uma pesquisa realizada em 2015 pela Stack Overflow, comunidade global online que reúne mais de 4,7 milhões de desenvolvedores, com mais de 26 mil respondentes, mostrou que apenas 5,8% dos desenvolvedores são do sexo feminino.

Conheça abaixo a lista completa das mulheres “mais influentes em Java, Scala e tudo o mais”:

Trisha Gee (JetBrains)

Jessica Kerr (Software Developer at Stripe)

Agnès Crépet (Java Activist)

Monica Beckwith (Java Performance Consultant)

Heather VanCura (Director of JCP at Oracle)

Linda Van Der Pal (Founder of Duchess)

Fabiane Bizinella Nardon ( Chief Scientist at TailTarget)

Heather Miller (Executive Director of the Scala Center at EPFL)

Yara M H Senger (GlobalCode and TDC)

Tori Wieldt (Developer Advocate at New Relic)

Fundada em 2012, a Tail Target fornece ao mercado publicitário o serviço de Behavioral Targeting, dados de comportamento de 390 milhões de internautas na América Latina, segmentados em mais de 200 categorias, que permitem criar estratégias que impactem o comportamento de compra do consumidor para entregas de campanhas online.

Acesse no site de origem: Brasileira está entre as 10 mulheres mais influentes do mundo Java (IDG Now, 15/04/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas