Coronel Helena dos Santos Reis: a PM que ela quer

31 de julho, 2015

(Diário da Região, 31/07/2015) A coronel Helena dos Santos Reis, 45 anos, toma posse oficialmente hoje no comando da Polícia Militar da região de Rio Preto e já apresenta propostas de mudança no policiamento regional. Entre suas iniciativas, antecipadas com exclusividade ao Diário, estão a maior divulgação de um aplicativo para melhorar a comunicação entre a PM e a população, a reativação da mediação comunitária e a implantação de audiências públicas em todas as cidades do Comando de Policiamento do Interior (CPI-5).

Helena é a quarta mulher a ocupar o posto mais alto na hierarquia da Polícia Militar paulista e primeira rio-pretense a ostentar o título de coronel, conquistado ano passado. Ela substituirá coronel Rogério de Oliveira Xavier que assumiu o Comando de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo.

O aplicativo em questão é o “Polícia com Você”, que pode ser baixado no celular pelo Google Play (Android) e pelo App Store (IOS). Pelo programa, o usuário pode selecionar o atendimento da PM, saber a localização das bases e traçar rotas para chegar à mais próxima. Também são fornecidos telefones e e-mails da corporação. “O aplicativo já existe desde o começo do ano, mas infelizmente ainda é pouco conhecido. Esperamos que a divulgação pelo Diário ajude a popularizá-lo”, explica a comandante.

Outra iniciativa da coronel Helena para se aproximar da população é reativar os núcleos de mediação comunitária. São 115 na região, sendo cinco em Rio Preto. Idealizados pelo coronel Azor Lopes da Silva Júnior, os núcleos estavam desativados desde o final do ano passado. Pela proposta, um policial militar, capacitado em cursos de mediação de conflito pelo Ministério da Justiça, reúne-se com as pessoas em disputa e tenta conseguir um acordo extrajudicial.

“Com amparo de lei federal, agora os números estão com função jurídica mais definida. Não irão substituir o Poder Judiciário, mas ajudam a reduzir os conflitos nas comunidades”, aposta. A terceira iniciativa da coronel será a realização de audiências públicas mensais em toda a região para prestação de contas da corporação e ouvir as reclamações e sugestões da população. “As reuniões vão acontecer uma vez por mês, e a primeira deve acontecer em setembro. Vamos mostrar a produtividade da polícia e vamos ouvir as reclamações”, promete.

Combate ao crime

A coronel Helena dos Reis assume oficialmente o cargo em situação confortável nas estatísticas da Secretaria de Segurança Pública. Todos os índices de criminalidade estão em queda. Mas ela diz que o objetivo é combater os crimes contra a vida. “Vamos trabalhar pesado contra os homicídios e latrocínios em nossa região”, diz a oficial.

A redução das ocorrências de furtos e roubos de veículos, que tem subido nos últimos meses, também está na meta da coronel. “Iremos fazer operações em empresas de desmanche e lojas de venda de peças usadas de carros e motos. Aquelas que não tiverem notas, vamos lutar para fechá-las”, afirma.

Marco Antônio dos Santos

Acesse no site de origem: Coronel Helena dos Santos Reis: a PM que ela quer (Diário da Região, 31/07/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas