Domésticas Conectadas: acessos e usos de internet por trabalhadoras domésticas – São Paulo/SP, 06/09/2018

05 de setembro, 2018

No Brasil, temos importantes pesquisas que buscam identificar hábitos e usos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Tais investigações podem subsidiar políticas públicas de ampliação de acesso à Internet a partir da identificação de desigualdades e mesmo promover ações a partir do diagnóstico no que se refere aos usos de TICs pela população.

(SESC/SP, 05/09/2018 – acesse no site de origem)

É bastante recente o olhar para tais indicadores (e mesmo a produção deles) a partir de uma perspectiva de gênero. Compreendendo que tal olhar é fundamental para o desenho de políticas e ações efetivas e que garantam o direito à comunicação, informação e até mesmo mobilização social, com a pesquisa buscamos qualificar o uso e apropriação de TICs por mulheres na cidade de São Paulo.

Para tanto elegemos um grupo específico dentre elas: as empregadas domésticas, grupo sobre o qual incide desproporcionalmente desigualdades de gênero, raça e classe. No encontro, apresentaremos metodologias empregadas na pesquisa – tanto na etapa quantitativa quanto qualitativa -,  e seus principais resultados.

Tendo em vista que a pesquisa se valeu da técnica desenvolvida pela Rede Conhecimento Social – a  PerguntAção – que envolve o público pesquisado em todas as etapas do processo, desde o levantamento das hipóteses até o desenho do questionário e a análise dos resultados, além das pesquisadoras, o encontro contará com a presença uma das trabalhadoras domésticas envolvidas na investigação.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. [email protected] / 11 3254-5600

Palestrantes

Mariana Valente – Diretora do InternetLab – Pesquisa em Direito e Tecnologia

Natália Neris – Coordenadora da área Desigualdades e Identidades do InternetLab – Pesquisa em Direito e Tecnologia

Elza de Oliveira Teles – Trabalhadora doméstica

Data
06/09/2018 a 06/09/2018

Dias e Horários
Quinta, 10h30 às 12h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de Agosto, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar
Bela Vista – São Paulo

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas