Este site ajuda a encontrar mulheres especialistas em áreas das ciências humanas

27 de junho, 2017

Projeto ‘Mulheres Também Sabem’ quer combater a sub-representação feminina divulgando trabalho e contato de pesquisadoras

(Nexo, 27/06/2017 – acesse a íntegra no site de origem)

O questionamento sobre por que não há mais mulheres apresentando seus trabalhos em mesas, painéis e outros eventos de diversas áreas do conhecimento chegou à academia e aos meios profissionais há alguns anos.

Desde 2015, iniciativas como o Tumblr “All Male Panels”, que se dedica a dar um “selo” negativo a programações compostas exclusivamente por especialistas homens, chamam atenção para a invisibilidade de mulheres nesses espaços.

O site “Mulheres Também Sabem”, lançado no dia 26 de junho por um grupo de profissionais e acadêmicas brasileiras das ciências humanas, é uma nova iniciativa de combate à desigualdade no espaço de fala concedido a especialistas mulheres e homens.

O objetivo do projeto é “reduzir o viés implícito e explícito que existe contra as mulheres nessas disciplinas” por meio da promoção do trabalho de mulheres especialistas. “Nosso mecanismo de busca permite que profissionais da academia e da comunicação identifiquem e contatem mulheres especialistas que se dedicam à pesquisa em uma variedade de tópicos relacionados às Ciências Sociais, Sociais Aplicadas e Humanidades”, segundo o site.

As especialistas estão separadas por áreas, como Teoria Política ou Economia Internacional. Novos campos e nomes serão acrescentados à medida em que especialistas se cadastrarem por e-mail. Além das áreas, também é possível buscar termos específicos e palavras-chave do assunto para encontrar sua especialista.

Inspirado na versão americana “Women Also Know Stuff”, o site afirma que “é preciso superar a ideia equivocada de que os especialistas são convidados com base exclusiva no ‘mérito’: consciente ou inconscientemente, existe uma tendência de que estes eventos excluam mulheres igualmente ou mais qualificadas que os homens selecionados”.

Juliana Domingos de Lima

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas