Rio-2016 abre disputas com mulheres e discurso duro por igualdade de gênero

03 de agosto, 2016

(UOL, 03/08/2016) A cerimônia de abertura oficial é apenas na sexta-feira (5), mas as disputas da Rio-2016 começam já nesta quarta (3). E com uma equipe brasileira competindo. A seleção feminina de futebol entra em campo para encarar a China, às 16h, no Engenhão, no primeiro dia de eventos dos Jogos Olímpicos. E na mira da equipe do técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, o sonhado ouro não é o único objetivo.

“É muita coisa envolvida. Vamos admitir que a gente vença. No dia seguinte, vai ter futebol feminino nas escolas? No dia seguinte, as prefeituras vão decidir fazer uma escolinha de futebol? Não temos incentivos no feminino”, avaliou o treinador Vadão. “É muito mais que uma briga pelo ouro. Queremos um modelo para o futebol feminino”, endossou a atacante Cristiane.

E a briga por igualdade das meninas do futebol brasileiro ocorre justamente nos Jogos com a maior participação feminina da história: 45% dos atletas inscritos são mulheres (5.183 dos 11.458 atletas). A aparência de igualdade, no entanto, esbarra em outra estatística: somente 53 das 207 delegações terão o sexo feminino como maioria. O Time Brasil é um exemplo disso, com 209 mulheres e 259 homens.

“É vencer uma cultura de que mulher não pode praticar esportes. Ainda sofremos muito preconceito. Tem muita gente, por exemplo, que diz que futebol não é coisa de mulher. Por que não? Não pode existir isso. Queremos jogar e vencer por isso também”, disse Cristiane, dando o tom do que será o primeiro dia de eventos.

Ricardo Stuckert/CBF

Jogadoras da seleção brincam durante treino antes de estreia na Rio-2016 (Foto: Ricardo Stuckert/CBF)

Comandado por Vadão, o Brasil entrará em campo com Barbara; Poliana (Fabiana), Monica, Rafaelle e Tamiris; Thaisa, Formiga, Andressa Alves e Debinha; Marta e Cristiane. As TVs Globo, Bandeirantes e Record transmitem o jogo. Além das mulheres brasileiras e chinesas, outras seleções entram em campo nesta quarta.

Na preliminar, às 13h, Suécia e África do Sul se enfrentam também no Engenhão, em jogo que completa a primeira rodada do grupo E. Na Arena Corinthians, jornada dupla pelo grupo F: Canadá x Austrália às 15h e Zimbábue x Alemanha às 18h. No Mineirão, o grupo G fecha o dia, com Estados Unidos e Nova Zelândia às 19h e França e Colômbia às 22h.

Pedro Ivo Almeida

Acesse no site de origem: Rio-2016 abre disputas com mulheres e discurso duro por igualdade de gênero (UOL, 03/08/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas