Vietnã nomeia pela primeira vez uma mulher como presidente da Assembleia Nacional

31 de março, 2016

(Correio do Povo, 31/03/2016) Nguyen Thi Kim Ngan foi eleita por 95,5% dos votos

Nguyen Thi Kim Ngan se converteu nesta quinta-feira na primeira mulher presidente da Assembleia Nacional da história do Vietnã, um dos quatro cargos mais importantes do regime comunista que rege o país. A única candidata ao posto, de 61 anos, foi eleita por 95,5% dos votos pelos 500 deputados da assembleia, reunidos em sua sessão de primavera, indicaram os meios de comunicação oficiais.

Após sua eleição, prometeu fidelidade “à nação, ao povo e à Constituição”. Trata-se da primeira mulher que chega a este cargo desde o estabelecimento do regime comunista, em 1945. A Assembleia Nacional tem apenas 25% de mulheres.

Nguyen Thi Kim Ngan, nascida na província de Ben Tre, no sul do país, foi eleita durante o congresso nacional do Partido Comunista em janeiro, marcado por intensas lutas de poder.

Durante o congresso foi reeleito como secretário-geral do partido o conservador Nguyen Phu Trong, relegando os reformadores liderados pelo primeiro-ministro Nguyen Tan Dung, que apresentará sua renúncia na próxima semana.

No sábado a Assembleia Nacional elegerá o próximo presidente.

Acesse no site de origem: Vietnã nomeia pela primeira vez uma mulher como presidente da Assembleia Nacional (Correio do Povo, 31/03/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas