Comitê Gaúcho ElesPorElas – HeForShe lança campanha contra assédio sexual no transporte público, nesta 2ª feira (30/7), em Porto Alegre

28 de julho, 2018

Com o slogan ‘Fim da linha para a violência contra a mulher’, campanha pretende inibir o assédio contra mulheres no metrô. Empresa de trens registrou 40 casos nos últimos três anos.

(ONU Mulheres, 28/07/2018 – acesse no site de origem)

Quer aderir ao movimento ElesPorElas – HeForShe? Acesse: heforshe.org/pt

As reclamações constantes de mulheres vítimas de assédios sexuais, vividos em transportes públicos, e os 40 casos registrados nos últimos três anos no metrô de Porto Alegre, fizeram o Comitê Gaúcho Impulsor HeForShe – ElesPorElas criar uma campanha contra o assédio nos trens. Casos de abuso sexual com contato físico e constrangimento são frequentes neste tipo de transporte.

Com o slogan ‘Fim da linha para a violência contra a mulher’, o Comitê ElesPorElas, integrante do movimento mundial da ONU Mulheres, lança na próxima segunda-feira (30/7), às 10h30min (conforme programação abaixo), uma campanha em parceria com a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre – Trensurb. O objetivo é combater o assédio, promover a igualdade de gênero e o fim da violência contra as mulheres. A representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, estará presente no lançamento da campanha.

A campanha é o primeiro projeto coletivo do Comitê para debater e provocar o tema pelo fim da violência contra mulheres em espaços de transportes públicos. Cartazes e painéis serão espalhados nos trens e plataformas das estações, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. As peças terão imagens com destaque para o Ligue 180, Central de Atendimento à Mulher, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres do Ministério dos Direitos Humanos. A ligação é gratuita.

Além dos cartazes, a campanha terá outras atividades, como intervenção artística com o uso grafite e de batalhas de RAP em estações selecionadas, que ocorrerão por um período de três meses. O objetivo é sensibilizar e incentivar usuários e usuárias para que rompam com o silêncio e denunciem casos de assédio e abuso ocorridos nos vagões do metrô.

Sistematicamente, a Trensurb participa de campanhas e atividades pela igualdade de gênero e pelo fim da violência contra as mulheres. Em 2013, a empresa formou um grupo para discutir e expandir, no ambiente de trabalho, a promoção da igualdade, a prevenção e o combate a todas as formas de violência contra as mulheres. As ações são realizadas para o público interno e usuários e usuárias do metrô.

Cerca de 171 mil pessoas utilizam trem diariamente na região metropolitana de Porto Alegre. Mais da metade são mulheres, que utilizam o serviço pelo menos cinco dias por semana, numa jornada de trabalho e estudo com uma rotina que inclui horários de pico com vagões lotados. É comum mulheres reclamarem das atitudes de homens, que assediam as mulheres em momentos de lotação do transporte. Uma parcela de Pesquisa Datafolha, conforme pesquisa Datafolha.

Violência contra as mulheres no RS – Este tipo de investida masculina explica a cultura por trás de muitas violências. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul revelam que casos de estupro aumentaram no comparativo entre os períodos de janeiro a dezembro de 2016 e 2017. Foram 1.574 casos em 2016, contra 1.661 em 2017. Uma média de quatro estupros por dia.

No caso de feminicídios consumados, foram 96 em 2016, contra 83 no ano passado. Já as tentativas de feminicídio aumentaram em 23,2%, e saltaram de 263 para 324 tentativas. A cada quatro dias uma mulher morre vítima de feminicídio no RS, e 63 mulheres sofrem por dia algum tipo de agressão com lesão.

Todas as entidades que se unem ao Comitê ElesPorElas devem promover uma mudança interna ou criação de programas de empoderamento e defesa das mulheres. A campanha é coordenada pelo Comitê Gaúcho Impulsor HeForShe – ElesPorElas, com participação da Trensurb, Universidade La Salle, Agência Moove, Ministério Público, Associação de Procuradores do Estado, Coletivo Hip Hop Linha do Trem em parceria com o Escritório da ONU Mulheres Brasil, sediado em Brasília.

Programação de lançamento da campanha ‘Fim da linha para a violência contra a mulher’ – segunda-feira, 30/07:

10h – Embarque de convidados e convidadas na estação Mercado e deslocamento até a estação Canoas
10h30 – Apresentação da campanha (espaço cultural da estação Canoas)
10h40 – Apresentação de painel grafitado e show de RAP
11h – Deslocamento até a Unilasalle (em frente da estação Canoas)
11h20 – Abertura do Encontro do Comitê Gaúcho ElesPorElas
12h – Pocketshow de RAP
13h – Almoço com todos os convidados
14h – Início da reunião do Comitê Gaúcho ElesPorElas (na Unilasalle)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas