Dossiê Feminicídio oferece suporte para pautar o enfrentamento à violência contra as mulheres

03 de março, 2017

O Dossiê Feminicídio #InvisibilidadeMata é uma ferramenta de suporte para que jornalistas, comunicadoras, pesquisadoras, ativistas e interessados em geral possam pautar e debater questões fundamentais, cobrar direitos e desconstruir discriminações, contribuindo para evitar que mortes anunciadas sigam acontecendo sem provocar impacto na opinião pública e nem respostas satisfatórias das instituições do Estado.

Trata-se de uma plataforma interativa para acesso via internet, com conteúdos organizados para garantir a autonomia de quem acessa o Dossiê, seja para consultas específicas ou para saber mais sobre o tema de um modo geral. Procura dar autonomia também para o uso das informações – todo o conteúdo está sob uma licença Creative Commons que permite a livre reprodução, desde que citada a fonte.

O Dossiê está organizado em dois eixos – um “Para entender” e outro “Para saber mais”.

No menu “PARA ENTENDER” estão reunidos conteúdos produzidos para o Dossiê sobre questões essenciais: o que é feminicídio? Como e por que morrem as mulheres? Por que mulheres negras morrem mais? Qual é a real dimensão do problema no Brasil? Como evitar ‘mortes anunciadas’? Além da violência doméstica e familiar, quais outras violências estão por trás desses assassinatos? Qual é a relação entre a violência contra as mulheres e outros contextos de insegurança pública? O Estado, por ação direta ou omissão, colabora para a ocorrência desses crimes? Como enfrentar esse problema nas diferentes realidades em que vivem as mulheres em um país extenso e diverso como o Brasil?

Para debater estas e outras questões de modo objetivo, porém sem perder a profundidade que o tema demanda, foram consultadas diversas pesquisas, dados, documentos e legislações de referência. Também foram entrevistadas dezenas de especialistas de todas as regiões do país – pesquisadoras, operadores do Direito, profissionais que atendem vítimas e agressores, gestores, peritos, delegados, ativistas feministas, antirracistas e que defendem direitos de mulheres lésbicas, bis, travestis e transexuais, e outros.

Ferramentas para pautar o enfrentamento às violências

Já o “PARA SABER MAIS” é um menu de acesso rápido para ferramentas produzidas para o Dossiê, como o BANCO DE FONTES, página que disponibiliza contatos de profissionais de diversas áreas de atuação e do conhecimento para analisar o fenômeno do feminicídio no Brasil.

Também há o BANCO DE PESQUISAS, que reúne pesquisas de opinião, estatísticas, dados e fatos sistematizados sobre a violência fatal contra as mulheres no Brasil hoje. Estas mesmas pesquisas foram utilizadas para a realização de um BANCO DE INFOGRÁFICOS, onde os números já estão sistematizados em peças para uso e compartilhamento.

O Dossiê traz ainda uma tabela que reúne as LEGISLAÇÕES dos países que criminalizam o feminicídio na América Latina – o que inclui o Brasil; e ainda uma linha do tempo que constrói a cronologia dos principais direitos das mulheres garantidos no país hoje – e que precisam ser efetivados – e cobrados do Estado – para evitar mortes anunciadas.

Sobre o Dossiê
O Dossiê Feminicídio #InvisibilidadeMata é uma realização do Instituto Patrícia Galvão, com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e parceria da Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha. Conheça: http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/dossies/feminicidio/

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas