Fui vítima como as mulheres que atendo, afirma juíza atacada

03 de abril, 2016

(O Estado de S. Paulo, 03/04/2016) Magistrada feita refém atua em vara especializada de crimes de violência doméstica; ela disse voltar fortalecida da experiência

A juíza Tatiane Moreira Lima, atacada na quarta-feira, 30, falou pela primeira vez sobre o episódio, para o programa Fantástico, da Rede Globo. A magistrada, que atua em uma vara especializada em crimes de violência doméstica no Fórum Butantã, zona oeste de São Paulo, disse ter se sentido como as mulheres que procuram proteção na Justiça. “O que percebi foi que eu estava sendo vítima de violência como as mulheres que vêm todos os dias para as audiências.”

Leia mais:
Criminalistas se solidarizam com juíza agredida no Fórum o Butantã em São Paulo (Folha Nobre, 05/04/2016)
Juíza agredida retorna ao Fórum de Butantã (Folha de S. Paulo, 05/04/2016)
‘O que sofri foi violência de gênero’, afirma juíza agredida em São Paulo (O Estado de S. Paulo, 05/04/2016)
‘Volto mais forte para lutar pelos direitos das mulheres’, diz juíza (O Estado de S. Paulo, 04/04/2016)
‘Volto mais forte para lutar pelos direitos das mulheres’, diz juíza (Portal do Grande ABC, 04/04/2016)
Após ser atacada por réu em fórum, juíza volta ao trabalho nesta 2ª, diz TJ (G1, 04/04/2016)
‘Não vou me intimidar’, diz juíza que foi feita refém em fórum de São Paulo (Fantástico, 03/04/2016)
Quem vai proteger as juízas marcadas para morrer? (M de Mulher, 02/04/2016)

Tatiane foi agredida por Alfredo José dos Santos, que invadiu o fórum e dominou a magistrada, despejando gasolina sobre ela e ameaçando incendiá-la. Santos compareceria a uma audiência após sua ex-mulher ter prestado queixa por ameaça e agressão. Em um vídeo gravado a pedido do agressor, ele fala que é inocente e pede para seja repetido que ele não é maluco.

“Não tenho sentimento de rancor. Não tenho sentimento de raiva. Fiquei realmente com pena porque vi ali um ato de desespero”, disse a juíza. Ela ficou em perigo por cerca de 20 minutos até que, em um momento de distração, policiais militares conseguiram prender o homem. Ele deverá responder por tentativa de assassinato, incêndio e resistência.

A magistrada agradeceu o apoio dos colegas, da família e disse ter tido “um grande apoio institucional”. Em nota, o Tribunal de Justiça disse “priorizar ao máximo a segurança em seus prédios e a integridade física dos magistrados, promotores, defensores, advogados e servidores”. “As circunstâncias desse fato serão apuradas e, se constatadas falhas, medidas corretivas serão tomadas de imediato”, acrescentou o órgão.

O fórum chegou a ter as atividades suspensas durante a semana, mas teve o funcionamento retomado na sexta-feira, 1. Tatiane disse não ter ficado com graves consequências físicas da agressão. “Fisicamente, estou bem, com pequenas escoriações. Estava fragilizada, mas passada aquela situação me deu muito mais força para continuar o que estou fazendo, que é uma coisa que eu amo, e lutando cada vez mais pelos direitos das mulheres”, disse ao programa.

Ela disse que volta fortalecida: “Não vou me intimidar, não vou me deixar abalar. Tenho mais vontade de atuar nessa área e volto fortalecida dessa experiência.”

Acesse o PDF: Fui vítima como as mulheres que atendo, afirma juíza atacada (O Estado de S. Paulo, 03/04/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas