07/01/2014 – Google põe cores da bandeira gay em doodle sobre Jogos Olímpicos de Sochi

07 de fevereiro, 2014

(Opera Mundi) Em demonstração de apoio à luta pelos direitos homoafetivos, o site de buscas Google colocou em sua página inicial nesta sexta-feira (07/02) as cores do arco-íris da bandeira do orgulho gay no doodle dedicado aos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia. O país sede tem sido alvo de questionamentos por sua postura antigay e suas leis que restringem os direitos das pessoas homossexuais.

Os doodles do buscador consistem em mudanças no visual do logotipo do Google com o objetivo de celebrar datas, feriados, efemérides e a vida de personalidades. Ao clicar na imagem, o usuário é direcionado para os resultados de busca sobre a Carta Olímpica, documento que reúne os princípios básicos da prática esportiva dos Jogos Olímpicos.

doodlegoogle07022014

“A prática esportiva é um direito humano. Todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar esporte sem qualquer tipo de discriminação e conforme o ideal olímpico, que exige compreensão mútua e um espírito de amizade, solidariedade e fair play”, escreve o Google em sua página inicial, citando textualmente a Carta Olímpica. Os esportes que aparecem desenhados no logotipo são: esqui, hóquei, curling (esporte de precisão jogado com discos e vassouras), bobsled (espécie de corrida de trenó), patinação artística no gelo e snowboard.

Além de homenagem ao espírito olímpico, a iniciativa do Google está sendo vista por internautas como um questionamento à postura considerada homofóbica do país sede dos Jogos. O país tem leis que proíbem “propaganda homossexual” e impedem a adoação de crianças por casais do mesmo sexo. Em grande parte, a população do país também incorpora o discurso homofóbico: um deputado do país chegou a propor a legalização do açoitamento público de homossexuais; nas redes sociais, um grupo russo divulgava um “sáfari” para “caçar” gays na Rússia.

Entidades e ativistas ligados aos direitos humanos chegaram a iniciar um movimento de boicote internacional aos produtos russos (como a vodka) e aos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi.

Ainda ontem, em declaração, o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-Moon, condenou os ataques à população LGBT.

Carta Olímpica
A Carta Olímpica foi criada em 1894 por Pierre de Coubertain. O Barão de Coubertain ficou famoso pela frase “o importante é competir”. É um princípio semelhante a esse que o documento busca pregar.

Os principais objetivos da Carta Olímpica são estabelecer princípios e valores do espírito olímpico, servir como diretriz de regras para o COI (Comitê Olímpico Internacional) e definir os direitos e obrigações dos três principais órgãos dos Jogos Olímpicos: o COI, as federações internacionais e os comitês olímpicos nacionais e o comitê organizador de cada edição dos Jogos.

Entre os principais apontamentos da Carta Olímpica estão o incentivo ao desporto, a luta contra o doping esportivo e promover um bom legado às cidades dos jogos. A última atualização da Carta Olímpica foi em 2010. Para ter acesso ao documento na íntegra acesse o site do COI.

* Com informações do portal EBC

Acesse o PDF: Google põe cores da bandeira gay em doodle sobre Jogos Olímpicos de Sochi (Opera Mundi – 07/01/2014)   

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas