“Eu Não Mereço Ser Estuprada” repercute internacionalmente

30 de março, 2014

(UOL, 30/03/2014) Sites internacionais de notícias –como o do jornal norte-americano “The Huffington Post”, o do francês “20 minutes”, o do italiano “La Reppublica” e o do grego “iefimerida”– divulgaram neste final de semana a campanha brasileira Eu não mereço ser estuprada, contra o abuso sexual e o machismo.

O movimento #EuNaoMereçoSerEstuprada (e suas variáveis #EuNaoMereoSerEstuprada e #EuSouMinha) começou nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e Tumblr, após a pesquisa do Ipea (Instituto Econômico de Pesquisa Aplicada, do governo federal) indicar que 65% dos entrevistados acreditam que mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas.

Leia também: Somos 34,9%, com orgulho, por Luiz Caversan (Folha de S.Paulo, 29/03/2014)

Vergonha alheia: Os soldados do machismo são péssimos de argumentação (Blog do Sakamoto, 30/03/2014)

Fantástico aborda ameaças a organizadora da campanha e telespectadores mandam vídeos

A comunidade, formada assim que foi divulgado o resultado da pesquisa, na última quinta-feira (27), já tinha 35,7 mil inscritos na manhã deste domingo.

Mas, ao mesmo tempo que a campanha ajudou algumas mulheres a compartilhar que já foram vítimas e mostrou que parte da população luta contra o machismo, o sexismo e a misoginia no país, a popularidade do movimento reforçou a postura retrógrada daqueles retratados na pesquisa. Na comunidade, muitos homens estão à vontade para ridicularizar a proposta de combate ao estupro e uma das incentivadoras do movimento online recebeu ameaças de estupro após a iniciativa.

“Amanheci de uma noite conturbada. Acreditei na pesquisa do Ipea e experimentei na pele sua fúria. Homens me escreveram ameaçando me estuprar se me encontrassem na rua, mulheres escreveram desejando que eu fosse estuprada”, escreveu ela no Facebook.

No grupo, ela postou orientações aos participantes de como denunciar aqueles que têm feito comentários agressivos e que podem ser entendidos como incitadores do estupro e da violência, o que é considerado crime.

Vários internautas estão ironizando o conteúdo divulgado pelas participantes, associando feministas a mulheres indesejadas, afirmando que mulheres deveriam andar armadas para não serem violentadas e lançando provocações, como “ninguém é estuprada em casa lavando a louça” e “o feminismo acaba quando chega a conta do restaurante”.

“Mulherada, não se intimidem pelos machistas que estão bombando este evento. Se eles atacam, é porque estamos incomodando – e, afinal, não era essa a intenção?”, escreveu Nana diante dos posts agressivos.

Acesse o site de origem: Movimento “Eu Não Mereço Ser Estuprada” repercute internacionalmente

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas