No maior resgate de vítimas do Boko Haram, Nigéria liberta 241 meninas e mulheres

24 de setembro, 2015

(O Globo, 24/09/2015) Forças Armadas acreditam que meninas de Chibok estejam cada vez mais próximas

ABUJA – O Exército nigeriano libertou em operações conjuntas na terça-feira 241 mulheres e crianças que estavam sob o poder do Boko Haram. As Forças Armadas declaram também ter capturado 43 suspeitos de integrarem o grupo jihadista, entre eles um importante comandante regional. Este foi o maior resgate em uma operação do tipo até agora.

De acordo com o Exército, a operação no estado de Borno (área forte do grupo) terminou com a descoberta de uma fábrica de bombas e o paradeiro de outros militantes do grupo. As meninas e as mulheres resgatadas estão se recuperando sob os cuidados das Forças Armadas.

Não há sinais de que, entre as resgatadas, estejam as 276 meninas da vila de Chibok que foram sequestradas pelo grupo há mais de um ano. Mas o Exército acredita estar perto de saber mais sobre elas:

— Há fortes indícios de que elas estão mais para dentro da floresta, área de refúgio do grupo. Temos planos para recuperá-las. É algo crucial para nós. Assim que tivermos a confirmação, veremos o que pode ser feito para resgatá-las ilesas — avaliou o tenente-general Tukur Buratai.

Cerca de 2 mil meninas e mulheres já forma resgatadas do grupo desde janeiro do ano passado.

Acesse no site de origem: No maior resgate de vítimas do Boko Haram, Nigéria liberta 241 meninas e mulheres (O Globo, 24/09/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas