06/10/2011 – Violência contra mulher em novela preocupa ministra Iriny Lopes

06 de outubro, 2011

(Folha de S.Paulo/Folha.com) A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) enviou um ofício à Rede Globo demonstrando preocupação em relação ao personagem Baltazar – interpretado por Alexandre Nero – que na novela “Fina Estampa” humilha e bate na mulher Celeste, vivida pela atriz Dira Paes.

No documento, a ministra Iriny Lopes sugere à emissora e ao autor da novela, Aguinaldo Silva, que Celeste procure a Rede de Atendimento à Mulher, pelo telefone 180. É sugerido também que Baltazar seja encaminhado aos centros de reabilitação previstos na Lei Maria da Penha.

“A ficção tem força para alertar a sociedade contra esse mal que aflige milhares de mulheres”, enfatiza a ministra. “São comuns os casos de mulheres agredidas que não denunciam os companheiros.”

A Rede Globo divulgou carta à ministra em que diz que vê o ofício não como “tentativa de coibir a liberdade de expressão, mas uma colaboração”. Afirma que já houve parceria em campanha sobre violência contra a mulher em “Mulheres Apaixonadas”, que o tema está em “Fina Estampa”, mas não antecipará desdobramentos “para não frustrar os telespectadores”. – Aguinaldo Silva critica sugestão de ministra (Folha de S.Paulo – 07/10/2011)

Leia na íntegra:
Depois de comercial de Gisele, ministra quer opinar em novela (Folha.com – 06/10/2011)
Depois de comercial de Gisele, ministra quer opinar em novela (Folha de S.Paulo – 06/10/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas