Crime cometido contra a mulher pelas redes sociais é cada vez mais frequente

06 de setembro, 2016

Relatório do governo britânico confirmou que crescem o número de casos em que mulheres sofrem ameaças e abusos por meio mensagens, aplicativos e e-mail

(Marie Claire, 06/09/2016 – acesse no site de origem)

Crimes cometidos contra mulheres pelas redes sociais – ou seja, que usam a tecnologia para humilhar, controlar e ameaçá-las – são cada vez mais frequentes. É o que confirmou o relatório “Violência contra Mulheres e Meninas”, feito pelo Ministério Público britânico e divulgado nesta terça-feira.

O estudo, baseado em processos registrados no Reino Unido entre 2015 e 2016, concluiu que o número de crimes cometidos por meio da internet (como redes sociais, e-mail e aplicativos) está em crescimento constante e envolve perseguição virtual, divulgação de imagens íntimas sem autorização e comportamento autoritário em relação à mulher.

“Isso acontece porque o desenvolvimento de novas tecnologias criou novas possibilidades para controlar e ofender outras pessoas”, diz o relatório, que cita exemplos como aplicativos de GPS e de mensagens, que permitem descobrir o local em que alguém está ou propagar imagens e vídeos de teor sexual.

A pesquisa também se dedicou a analisar esses casos de “revenge porn”, que acontecem quando imagens de teor sexual da mulher são divulgadas sem o seu consentimento . Segundo o Ministério Público, é comum que tais crimes sejam cometidos por um adulto que seja ex-companheiro da vítima.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas