Cultura do estupro: Marie Claire recebe 850 relatos de violência sexual em 15 dias

16 de junho, 2016

(Marie Claire, 16/06/2016) Os depoimentos reforçam as estatísticas já divulgadas sobre estupro. A maioria dos casos acontecem dentro de casa e na infância ou adolescência

Há 15 dias, Marie Claire iniciou uma campanha contra à cultura do estupro e abriu um canal para que as leitoras enviassem seus relatos de violência sexual, com o intuito de publicar 33, referência ao abominável caso da adolescente no Rio.

Leia mais: Culpa e vergonha: “Vítimas de estupro acham que não acontece com mais ninguém”, diz especialista (Marie Claire, 16/06/2016)

Já recebemos 850 mensagens, número que nos surpreendeu e reforça as assustadoras estatísticas relacionadas ao estupro: 500 mil casos acontecem anualmente no Brasil, segundo o Ipea. Desses só 50 mil são denunciados. Em nosso formulário de envio de relatos, apenas 8,3% das vítimas foram à polícia.

Outra estatística: dos crimes denunciados, 70% das vítimas são crianças e adolescentes; 24% dos agressores são pais ou padrastos; 32%, amigos ou conhecidos. De acordo com a ONU, uma em cada dez mulheres jovens foi vítima de estupro ou violação até os 20 anos.

Entre as centenas de histórias recebidas por Marie Claire, uma realidade se mostra unânime: a dor emocional se sobrepõe à física. Conversamos com especialistas no tratamento de vítimas para esclarecer os traumas que estão associados a esse tipo de abuso.

Acesse no site de origem: Cultura do estupro: Marie Claire recebe 850 relatos de violência sexual em 15 dias (Marie Claire, 16/06/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas