Estupro: medo compartilhado. Mil casos em Recife em 2016

14 de setembro, 2016

Duas mulheres estupradas em menos de um mês. Uma delas em plena luz do dia. Os crimes aconteceram nos bairros do Parnamirim, contra uma estudante de medicina, e nas Graças, contra uma empresária, ambos na Zona Norte do Recife. Outra foi agredida em plena via pública ‘apenas’ por ignorar um assédio, que na sociedade machista ganha o eufemismo de ‘cantada’. Três exemplos que trouxeram à tona o medo de sair para estudar, trabalhar, se divertir, enfim, essas tais coisas da vida que todo ser humano tem direito.

(NE10, 14/09/2016 acesse a íntegra)

Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), do início deste ano até agosto, 965 ocorrências de estupro contra mulheres foram registradas em Pernambuco – uma média de quatro por dia. Os relatos compartilhados nas redes sociais e grupos de troca de mensagens têm em comum essas quatro letras: M.E.D.O. E diante da ameaça constante e da inoperância de quem tem como atribuição zelar pela segurança da população, o jeito é ‘se virar nos 30’.

Objetos que dão choque e spray de pimenta estão saindo dos bolsos dos policiais para entrar nas bolsas das mulheres. Andar na rua, ainda que com o dia claro como convém a uma manhã ou tarde de setembro virou motivo de tensão. Sozinha então, nem pensar!

Bastaram relatos de que o suspeito de um estupro estariam rondando uma faculdade para ninguém mais ter paz. Alguém que conhece alguém que conhece outro alguém viu ouviu ou soube de algo. Enquanto isso, o Poder Público orienta a vítima a ‘se proteger’ com: ‘evitar sair sozinha’ e evitar ruas escuras, as mesmas ruas que não deveriam ser escuras já que o contribuinte paga a taxa de iluminação pública.

A partir desses três casos, o Portal NE10 traz informações sobre esse misto de insegurança e cultura do machismo que deixa as mulheres sitiadas dentro da própria cidade, com medo de abrir um portão para entrar em casa, entrar e sair de um carro ou simplesmente andar por uma calçada.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas