Governo desiste de departamento de combate à violência contra mulher

09 de novembro, 2016

Governo substituiu a proposta por um núcleo de proteção. Porém, ele até agora não funciona na prática.

(Jornal Hoje, 09/11/2016 – acesse no site de origem)

A criação do departamento foi anunciada pelo presidente Michel Temer, em maio, logo após a descoberta de um estupro coletivo no Rio de Janeiro.

Clique na imagem e assista ao vídeo da matéria:

video-gov-desiste-das-mulheres

O anúncio foi feito por Michel Temer em uma rede social, em maio, quando ele ainda era presidente interino. A criação de um departamento na Policia Federal, uma espécie de delegacia para coordenar o combate a crimes contra a mulher foi uma das medidas divulgadas pelo governo quando o país estava sob o choque da notícia do estupro coletivo de uma jovem no Rio de Janeiro.

Na época, Temer chegou a dizer que os gestos seriam concretos, mas por enquanto, de concreto mesmo só a discussão. Nesta terça (8), o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes disse que a delegacia não vai ser mais criada. No lugar dela já foi criado um núcleo de combate à violência contra a mulher.

O Ministério da Justiça prepara, junto com governadores, representantes do Congresso e do Judiciário, um plano nacional de segurança pública e diz que as medidas de combate à violência contra a mulher – o que de fato se pretende colocar em prática – vão estar nesse plano que ainda não tem data pra ser anunciado.

O Ministério promete incluir “a ronda Maria da Penha”, um programa que já existe, em alguns estados. O programa consiste na ida da policia até a casa de mulheres ameaçadas para verificar se elas estão em segurança. A ronda já acontece na Bahia.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas