Pacto global sobre migração deve enfrentar tráfico humano

29 de setembro, 2016

Reunião nesta quinta-feira deu seguimento à conferência de alto nível sobre refugiados e migrantes, realizada em 19 de setembro; segundo representante do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc, foram identificadas mais de 500 rotas de tráfico no mundo.

(Rádio ONU, 29/09/2016 – acesse no site de origem)

Um reunião nesta quinta-feira na sede das Nações Unidas, em Nova York, discutiu ações para combater o tráfico de pessoas.

O encontro foi organizado pelo Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc, e a delegação da União Europeia.

Declaração de Nova York

O evento dá seguimento à conferência de alto nível sobre refugiados e migrantes, realizada em 19 de setembro.

No encontro da semana passada foi adotado um acordo para proteger os direitos de refugiados e migrantes. O documento ficou conhecido como Declaração de Nova York.

Pacto Global

Países estão agora trabalhando para criar um pacto global pela migração segura, ordenada e regular para entre em funcionamento até 2018.

O diretor da divisão para tratados no Unodc, John Brandolino, afirmou que o escritório identificou mais de 500 rotas de tráfico em todo o mundo.

Segundo Brandolino, geralmente, estas rotam seguem os fluxo migratórios. Ele afirmou ainda que cerca de 60% das vítimas de tráfico identificadas em todo o mundo por Estados-membros da ONU são estrangeiros no país de detenção, a maioria migrantes.

O diretor do Undoc citou ainda informações que mostraram um aumento da detecção de vítimas de áreas afetas por conflito, como Síria, Iraque e Somália em países na Europa, Ásia e Oriente Médio.

Desenvolvimento Sustentável

Medidas para combater o tráfico humano também estão incluídas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que buscam criar um mundo melhor com metas como o fim da pobreza extrema e da fome até 2030.

O Unodc vai publicar seu último relatório sobre tráfico de pessoas em novembro.

Laura Gelbert com reportagem de Dianne Penn

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas