13/02/2014 – 312 homossexuais foram assassinados em 2013 no Brasil

13 de fevereiro, 2014

(O Globo) Pernambuco, São Paulo, Minas, Bahia e Rio foram os estados com mais assassinatos homofóbicos

O Brasil registrou 312 assassinatos de gays, travestis e lésbicas em 2013 – média de uma morte a cada 28 horas. O número é 7,7% menor que o de 2012 (quando houve 388 assassinatos), mas o Grupo Gay da Bahia (GGB), responsável pela divulgação dos dados, assinalou que as mortes de homossexuais aumentaram 14,7% desde a posse da presidente Dilma Rousseff.

Leia também: Discurso racista, homofóbico e violento de deputados gera protestos nas redes sociais (Zero Hora)
Machismo e racismo marcam trote em faculdade de comunicação paulista (O Estado de S. Paulo)
Mônica Bergamo: Imobiliária é multada em SP por anúncio homofóbico (Folha de S.Paulo)

Os ativistas acusam as autoridades estaduais e do governo federal de não garantir “a segurança da comunidade LGBT”: “A falta de políticas públicas dirigidas às minorias sexuais mancha de sangue as mãos de nossas autoridades. E 2014 começa mais sanguinário: só neste último janeiro foram documentados 42 homicídios, um a cada 18 horas”.

O antropólogo Luiz Mott, fundador do GGB, reclamou também de ineficiência da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, por não disponibilizar banco de dados sobre crimes letais contra LGBT, além de ter divulgado em 2013 número inferior de assassinatos do que os documentados pelo GGB. “Mesmo sem verbas, sem apoio institucional, nosso site ‘Quem a homotransfobia matou hoje’ é o único banco de dados disponível on line sobre tais crimes”, escreveu ele.

Pernambuco, com 34 mortes, foi estado onde mais ocorreram assassinatos no ano passado, seguido de São Paulo, com 29, Minas, com 25, e Bahia e Rio, ambos com 20. Manaus, Recife (ambas com 12), João Pessoa (11), Cuiabá (10) e Salvador (9) foram as capitais brasileiras que mais registraram esse tipo de crime. A Região Nordeste concentrou 43% dos assassinatos, seguida de Sudeste e Sul com 35%, e Norte e Centro Oeste, com 21%.

Leia aqui o relatório completo do GGB

Acesse o PDF: No Brasil, 312 gays foram assassinados em 2013 (O Globo, 13/02/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas