Representantes da SEPPIR participam de evento alusivo à Década Internacional de Afrodescendentes na Espanha

25 de janeiro, 2017

Membros da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) estiveram em Madri, capital da Espanha, no último dia 19/01, para participar de ato referente à Década Internacional de Afrodescendentes. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data será celebrada de 2015 a 2024, a partir do tema “Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”.

(SEPPIR, 25/01/2016 – acesse no site de origem)

Organizado pela Agência Espanhola de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (AECID), o evento teve por objetivo o estreitamento de laços no âmbito dos países ibero-americanos, Espanha e Brasil.

Durante a atividade, a chefe de gabinete da SEPPIR, Tamara da Silva, apresentou os avanços e desafios enfrentados pelo país na implementação das ações previstas para o decênio. A ocasião foi propícia, ainda, para destacar as políticas de enfrentamento ao racismo consolidadas em nível nacional.

Entre as ações mencionadas, a instalação da delegacia de repressão a crimes de racismo, intolerância religiosa, xenofobia e afins no Estado do Paraná; o Plano Nacional de Políticas para Povos Ciganos; bolsa-prêmio para ingresso de afrodescendentes na diplomacia brasileira, em parceria com o Instituto Rio Branco; estágio para jovens negros na ONU, com bolsa integral; elaboração de cartilhas sobre a temática do racismo; e a visita da Secretária Luislinda Valois a quilombos em situação de conflitos.

Pela Secretaria, também esteve presente o assessor técnico Rick dos Santos.

Década Afro

As atividades no Brasil serão desenvolvidas sob a coordenação da SEPPIR, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Para outras informações, visite o site decada-afro-onu.org.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas