Denúncias de violência doméstica caem 65% em SC; polícia divulga novos canais de denúncia

25 de março, 2020

Novos canais de denúncia foram abertos para as vítimas que deixaram de buscar auxílio nas delegacias, como ocorria antes da quarentena

(NSC/SC, 25/03/2020 – acesse no site de origem)

denúncia de violência doméstica

Os índices de criminalidade reduziram em Santa Catarina na última semana, desde que o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) decretou situação de emergência em todo o Estado e restringiu a circulação de pessoas nas ruas. Assim como os números de furtos e roubos, os de violência doméstica também apresentaram redução: no dia 15 de março, três dias antes do decreto, foram 285 casos. Já no dia 22 os registros não passaram de 100. A redução é de 65% em uma semana, mas não significa que as agressões pararam de ocorrer.

A comparação ocorreu em dois domingos – antes e depois do decreto que sugere isolamento social. A redução nos números, no entanto, deve ser analisada cuidadosamente, segundo a coordenadora Estadual das Delegacias de Proteção à Criança ao Adolescentes à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), delegada Patrícia Zimmermann D’Avila.

Referência estadual no combate à violência doméstica e de gênero contra a mulher, a delegada explica que o confinamento entre as pessoas pode piorar a situação, embora os números não apareçam, já que vítimas e agressores acabam convivendo em tempo integral neste período, o que também dificultaria às denúncias e a busca por pedidos de socorro para as mulheres:

_ Por isso nós aumentamos a rede de denúncias, com número de WhatsApp e através do 181, que é um mecanismo bastante rápido de recebimento de denúncias do Estado. A gente quer, com isso, aumentar a proximidade dessas vítimas que estão, muitas vezes, num regime de convivência forçada com o agressor.

Dessa forma, as vítimas não precisam dirigir-se até uma delegacia para prestar queixa contra o malfeitor. Além do 190, número emergencial da Polícia Militar, a vítima ou qualquer pessoa que tenha notado a violência pode acessar o site da Polícia Civil neste link e informar o fato na delegacia virtual, ligar para o canal de denúncias sugerido pela delegada –181-, acionar o disque 100 ou mandar uma mensagem através do WhatsApp para o número (48) 98844-0011.

Veja o gráfico

em tempos de coronavírus
Compare os índices, através do gráfico

(Foto: SSP/Divulgação)

A atenção especial dos policiais está voltada para as situações de urgência. No Sul de Santa Catarina, por exemplo, um homem foi preso por descumprir medida protetiva na última terça-feira (24). Em Florianópolis ocorreu o mesmo, comentou a delegada Patrícia Zimmermann D’Avila.

– A gente quer que as mulheres saibam que vamos protegê-las. Não é porque o Judiciário está soltando, que vai virar balbúrdia e esses agressores não serão responsabilizados. Estamos atuando e queremos estar o mais perto possível dessas mulheres – concluiu.

Você está num relacionamento abusivo?

Por Clarissa Battistella
Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas