Internet alimenta abusos contra mulheres, diz seu inventor

12 de março, 2020

Tim Berners-Lee vê ‘tendência perigosa’ de abuso on-line que ameaça o progresso em direção à igualdade de gênero.

(G1, 12/03/2020 – acesse no site de origem)

A Internet “não funciona para as mulheres” e está alimentando uma nova era de abusos generalizados contra elas, afirmou nesta quinta-feira (12) o criador da World Wide Web, Tim Berners-Lee.

Em uma avaliação negativa publicada pela World Wide Web Foundation, criada por Berners-Lee para defender uma rede livre e aberta para todos, ele também disse que existe uma “tendência perigosa” de abuso on-line que ameaça o progresso em direção à igualdade de gênero.

“A web não funciona para as mulheres e as meninas”, escreveu.

“O mundo fez um progresso significativo na igualdade de gênero, graças ao impulso incansável de pessoas comprometidas”, afirmou. “Mas estou seriamente preocupado com o fato de que ataques on-line enfrentados por mulheres e meninas, especialmente as de cor, provenientes de comunidades LGBT e de outros grupos marginalizados, ameacem esse progresso”, advertiu.

Em uma pesquisa da Associação Mundial de Escoteiras, “mais da metade das jovens entrevistadas disse ter sofrido violência on-line”, afirmou Berners-Lee.

O famoso especialista em informática também destacou que a discriminação é alimentada pelo fato de muitas mulheres não terem acesso à web.

Assim, de acordo com um estudo de sua fundação, os homens têm 21% mais chances de usar a rede, um percentual que sobe para 52% em países menos desenvolvidos.

Berners-Lee disse que essas desigualdades ameaçam o “Contrato da Web”, um plano de ação global lançado por ele há um ano para evitar que a Internet se torne uma “distopia digital”.

Por France Presse

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas