(Uol| 11/06/2022 | Por Marina Ganzarolli)
Estamos no mês de junho e com ele iniciamos a temporada de enaltecimento do orgulho LGBTQIA+ e da diversidade pelas empresas. De repente, todas são aliadas da pauta. Produtos e embalagens ganham as cores do arco-íris, as mesmas que estampam a bandeira do orgulho. Redes sociais também recebem a nova roupagem colorida, acompanhada de textos rasos sobre diversidade e inclusão, usualmente sobre a importância da data ou fazendo algum resgate histórico. Em outras empresas, a bandeira do movimento é literalmente colocada nos escritórios, estampando de cupcakes às fachadas dos edifícios.
O uso da palavra temporada no início deste texto não foi gratuito. Infelizmente, ainda estamos majoritariamente diante de uma movimentação sazonal: nada mais do que uma estratégia de marketing oportunista. Nesses casos, o que importa é não ficar de fora. Não perder o momento de engajar sua marca com um público cujo poder de consumo foi estimado em U$ 3,9 trilhões em 2019. Não deixar de se manifestar sobre aquele que —em junho e apenas em junho— é um dos “assuntos mais comentados” nas redes sociais.