O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade (NEGEDI-IFRN) realizará mais uma edição da Quinta Feminista no dia 20 de outubro, às 19h. O tema desta edição será A luta contra o feminicídio e a violência contra mulheres e meninas: entre conquistas, resistências e desafios. O encontro irá debater a violência de gênero contra meninas e mulheres, transexuais e travestis, representadas em sua diversidade e pluralidade. As inscrições podem ser realizadas pelo Google Forms ou pelo perfil do Negedi no Instagram. A atividade contará com certificado.
O Brasil continua sendo o país que mais mata transexuais e travestis no mundo. A cada 7h, uma mulher é assassinada. Mesmo ganhando os noticiários, os casos de feminicídio, violência doméstica, estupro e assédio sexual só crescem no Brasil. Por isso, precisamos debater e priorizar o tema sempre em nossos contextos sociais e ambientes educativos.
Para debater o assunto, a Quinta Feminista vai receber a delegada Sheila Freitas, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Natal; a consultora legislativa aposentada Cleide Lemos, integrante da Executiva do Levante Feminista Contra o Feminicídio; e a historiadora Maria Carolina Xavier, mestra em Educação e pesquisadora do Observatório da Diversidade/IFRN, além da pedagoga Udymar Pessoa, especialista em Políticas Públicas, memorialista e pesquisadora do Negedi do IFRN, que mediará a roda de debates.
O evento acontecerá em formato híbrido, na sala de Projetos do NIT, no Campus Natal Central do IFRN, e será transmitido pela plataforma do Youtube do NEGEDI.
A Quinta Feminista tem como objetivo promover debates e reflexões sobre pautas relacionadas às temáticas de gênero, feminismo, direitos das mulheres, diversidade sexual, entre outros temas componentes de sua missão política e institucional.