Apenas 17% das empresas são lideradas por mulheres no Brasil

11 de junho, 2025 Meio&Mensagem Por Redação

Nova pesquisa do Talenses Group indica que, no ritmo atual, a paridade de gênero no mundo corporativo levará mais de 160 anos para ser alcançada

A equidade de gênero no topo das empresas ainda está longe de ser uma realidade no Brasil. Isso é o que revela a nova edição da Pesquisa Panorama Mulheres 2025, realizada pelo Instituto Talenses Group em parceria com o Núcleo de Estudos de Gênero do Insper.

O levantamento, que traça o retrato da participação feminina na alta liderança das empresas no Brasil e avalia as práticas institucionais de promoção da diversidade, analisou 310 companhias de diferentes setores e portes. A conclusão é que, entre as 224 organizações com presidência formalizada, apenas 39 são lideradas por mulheres, ou seja, 17,4% do total.

O número acompanha a média global de 29%, apontada pelo Global Gender Gap Report 2023, e permanece praticamente inalterado quando comparado às edições anteriores da pesquisa no Brasil. O dado também indica que, no ritmo atual, a paridade de gênero levaria mais de 160 anos para ser alcançada.

“Historicamente, os homens chegaram à presidência com mais facilidade porque sempre tiveram maior acesso a redes de poder e oportunidades de promoção. As estruturas corporativas foram criadas por homens e para homens”, afirma Carla Fava, diretora-executiva do Instituto Talenses.

Ainda de acordo com o estudo, a desigualdade de gênero é intensificada à medida que a hierarquia aumenta. Em 2024, mulheres ocupavam apenas 20% dos cargos de vice-presidência, uma queda em relação aos 34% registrados em 2022.

Nas diretorias, houve crescimento de 26% para 30%. Ainda assim, 58,9% das empresas não têm mulher na vice-presidência, e 32,5% não têm diretoras.

Mulheres em conselhos

Nos conselhos de administração, a presença feminina também é reduzida. Segundo a pesquisa, das 61 empresas com conselhos ativos, apenas 17,1% das cadeiras são ocupadas por mulheres. Em mais da metade deles (57,4%), não há mulher entre os conselheiros.

Mesmo entre companhias que adotam compromissos públicos ou estratégias ESG, a representatividade feminina nessas cadeiras permanece baixa. “Um dos pontos que merece destaque é que, embora o percentual geral de mulheres em cargos de liderança já indique uma baixa representação feminina, essa presença ainda é distribuída de forma bastante desigual entre as organizações. Quando olhamos especificamente para conselhos e vice-presidências, mais de 55% das empresas não têm nenhuma mulher nesses níveis de gestão”, analisa Ana Diniz, coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero do Insper.

Empreendedorismo como saída

Carla destaca que, frente a esse cenário, muitas mulheres seguem o caminho do empreendedorismo como possibilidade de conquistar espaços de liderança com mais autonomia e menos dependência de estruturas excludentes, diante das barreiras enfrentadas no ambiente corporativo, como o teto de vidro, viés inconsciente, falta de flexibilidade para equilibrar trabalho e vida pessoal.

“Empreender é uma forma de contornar esses obstáculos e construir o próprio espaço de liderança, com mais autonomia e menos dependência de estruturas que historicamente excluem as mulheres”, avalia a executiva.

A pesquisa, aliás, faz uma diferenciação entre lideranças que ascenderam por meio da carreira executiva e aquelas que chegaram à presidência via empreendedorismo. Entre as mulheres, há uma proporção significativamente maior de trajetórias empreendedoras.

Esse perfil também está relacionado ao porte das empresas. Cerca de 36% das mulheres estão à frente de negócios com até 200 colaboradores, enquanto 40% dos homens lideram grandes organizações com mais de mil funcionários.

Recorte racial

O estudo mostra ainda que cerca de 90% das presidências, tanto femininas quanto masculinas, continuam sendo ocupadas por pessoas brancas. Mulheres indígenas, pretas e amarelas seguem praticamente invisíveis nesses espaços.

“Isso evidencia um problema ainda não resolvido. Mas se a pesquisa aponta desafios, ela também revela caminhos: sabemos que ações estruturadas, aliadas a compromissos públicos, são fundamentais para promover avanços concretos”, afirma a professora Ana.

Práticas corporativas de equidade

O estudo também investigou a adesão a práticas formais de equidade. Das empresas ouvidas, 54,2% afirmaram ter estratégias ESG estruturadas. O índice marca uma leve queda em relação a 2022, quando o percentual era de 59%.

Além disso, 38,7% adotam compromissos públicos e 54,2% têm planos de ação voltados à equidade de gênero. No entanto, somente 24,5% reúnem os três pilares. Entre as ações mais comuns estão a revisão de políticas de recrutamento, treinamentos sobre vieses inconscientes, canais de denúncia e flexibilização de jornadas. Somente 29,2% mencionam políticas de promoção de mulheres a cargos estratégicos.

A pesquisa aponta ainda que empresas lideradas por mulheres tendem a apresentar maior presença feminina em todos os níveis da liderança e governança. No entanto, esse cenário não implica, necessariamente, maior estruturação institucional.

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