(G1) Estudo diz que 57% das brasileiras que têm entre 20 e 75 anos são mães. Ibope ouviu 20,7 mil pessoas em nove estados.
Um estudo do Ibope divulgado nesta sexta-feira (11) aponta que 36% das mães brasileiras são chefes de família.
Conforme o estudo, 57% das brasileiras que têm entre 20 e 75 anos são mães e, destas, 36% são chefes de família.
Entre as entrevistadas, 85% consideram a educação dos filhos como prioridade em sua formação, 67% disseram que criam seus filhos para o mundo, 56% reconhecem que é difícil dizer não às vontades dos filhos e 44% admitem que seus filhos influenciam na hora de fazercompras.
A pesquisa ouviu 20.736 pessoas nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e nos interiores da capital paulista e das regiões Sul e Sudeste.
Acesse em pdf: 36% das mães brasileiras são chefes de família, segundo Ibope (G1 – 11/05/2012)
Leia também: Dilma é a 2ª mãe mais poderosa do mundo, segundo lista da Forbes (Estadão.com – 11/05/2012)
Estudo mostra que 57% das brasileiras são mães (Ibope – 11/05/2012)
De acordo com pesquisa Target Group Index realizada nas regiões metropolitanas, 36% das mães são chefes de família
Pesquisa do IBOPE Media mostra que, entre as brasileiras de 20 a 75 anos, 57% possuem filhos. O estudo Target Group Index ouviu 20.736 pessoas de ambos os sexos, nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste.
De acordo com o levantamento, entre as mulheres que são mães, 36% são chefes de família. No total, 57% trabalham fora e 37% não são casadas e nem vivem com companheiros.
Para as mães que trabalham, a grande prioridade é a educação dos filhos, que obteve 85% de respostas. Entre as entrevistadas, 67% declararam que criam seus filhos para o mundo, mas 61% garantem que vão sofrer quando os filhos forem embora de casa. 56% dizem que é muito difícil dizer não aos filhos e 44% admitem que seus filhos influenciam na hora das compras.
Metodologia
O Target Group Index é um estudo single source sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sociodemográficas. Durante a pesquisa, o mesmo entrevistado responde todas as questões do questionário, o que permite uma análise completa da base de dados em qualquer uma das 220 categorias de produtos, 3.100 marcas e 700 veículos de comunicação presentes no estudo.
Universo pesquisado: pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE com idades entre 12 e 75 anos.
A pesquisa ouviu 20.736 pessoas entre agosto de 2010 e agosto de 2011 nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste.