Audiência Pública – “A Imagem da Mulher Negra na Mídia .” evento aprovado pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de São Paulo e organizado pelo SOS Racismo, e por um conjunto de entidades do movimento negro e movimento social. O intuito é fazer uma discussão sobre a imagem da mulher negra construída pelos produtos veiculados pelos meios de comunicação, sob a perspectiva de que tais meios, apesar de serem empresas privadas, tem uma responsabilidade social e cultural que deve ser discutido pelo conjunto da sociedade.
Exemplo: Programas como “Sexo e as Nega”, “Zorra Total”, “CQC”, além de comerciais como o da cerveja Devassa, entre outros vem causando imenso desconforto principalmente entre as mulheres negras e, por este motivo, repúdio por parte dos movimentos sociais, em especial o movimento negro e feminista.
O descompromisso social de instrumentos midiáticos e de comunicação, principalmente a televisão e as redes sociais, fortalecem a opressão sobre o gênero, raça e classe. Importante lembrar que pesquisas da organização Instituto Alana aponta que uma criança passa cinco horas e meia por dia em média assistindo televisão, demonstrando o potencial da mídia na construção de referenciais de valores nas novas gerações.
Por isto, entendemos que é necessário que a sociedade civil discuta mecanismos para modificar este quadro.
Evento: Audiência Pública – “.A Imagem da Mulher Negra na Mídia”
Local: ALESP – Assembleia Legislativa de São Paulo – Auditório Teotônio Villela.
Endereço: Avenida Pedro Alvares Cabral, 201 – São Paulo – SP
Dia: 11 de dezembro de 2014 – 19 horas