Estudo mostra o perfil das mulheres empreendedoras no Brasil

20 de fevereiro, 2015

(Valor Econômico, 20/02/2015) Mulheres são hoje 43% dos donos de negócios
do país, mas apenas 0,2% delas são sócias ou proprietárias de grandes empresas, segundo um estudo inédito da Serasa Experian.

Elaborada pelo Mosaic Brasil, modelo de segmentação de mercados consumidores que usa dados da Serasa, fontes públicas como o IBGE e análises de institutos de pesquisa, a pesquisa identificou o perfil das mulheres empreendedoras no país. Elas hoje contabilizam mais de 5,6 milhões, ou 8% da população feminina do Brasil. Com idade média de 44 anos, essas mulheres possuem renda mensal média de R$ 6.536 e estão concentradas na região Sudeste, com 55% do total, seguida pelas regiões Sul (19%) e Nordeste (16,35%).

Para a superintendente de ‘marketing services’ da Serasa, Juliana Azuma, os dados reforçam que o papel das mulheres é cada vez mais forte na composição da renda familiar. Mas elas ainda estão atrás quando o assunto é o comando de grandes empresas. “Elas ainda estão majoritariamente concentradas na base, com pequenas e micro empresas”, diz.

A grande maioria das empreendedoras, ou 73% do total, são sócias de micro ou pequenos empreendimentos — número que sobe para 98% quando contabilizado o 1,3 milhão de Micro Empreendedoras Individuais (MEI). Apenas 89.230 mulheres hoje, ou 1,7% delas, são sócias ou donas de médias empresas, e 9.538 possuem essa função em empresas de grande porte (0,2% do total). “Setenta por cento das empresas ativas ainda têm apenas homens como sócios”, diz Juliana.

Letícia Arcoverde

Acesse o PDF: Estudo mostra o perfil das mulheres empreendedoras no Brasil (Valor Econômico, 20/02/2015)

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas