(M de Mulher, 25/02/2016) Hollywood é dominada por homens e disso todo mundo sabe. Só para se ter uma ideia, em 87 anos apenas uma mulher venceu o Oscar de Melhor Diretor(foi Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror, em 2010), sendo que até hoje apenas 5 mulheres foram indicadas nessa categoria. Em 2016, as mulheres representam míseros 22% dos indicados nas categorias mistas (somente as de atuação são separadas por sexo) e dominam apenas uma dessas categorias na premiação: Melhor Figurino.
Para tentar mudar esse cenário, um grupo de moças f*das resolveu criar a ONG We Do It Together, que visa produzir filmes comandados por mulheres. A iniciativa partiu de estrelas como Queen Latifah (de Chicago), Jessica Chastain (de Interestelar), Juliette Binoche (de Chocolate) e Catherine Hardwicke (diretora de Crepúsculo). Também estão envolvidas Kátia Lund (brasileira que codirigiu Cidade de Deus), Freida Pinto (de Quem Quer Ser Um Milionário?) e Ziyi Zhang (de O Tigre e o Dragão).
“O cinema sempre teve o poder de desafiar convenções e mudar corações e mentes e este poder e potencial precisa ser usado para desafiar as normas arcaicas atualmente em vigor relacionadas às mulheres dentro dessa indústria”, disse a cineasta Chiara Tilesi, que faz parte do conselho diretor da ONG. O primeiro filme produzido pela We Do It Together será anunciado no próximo Festival de Cannes, que acontece entre 11 e 22 de maio.
Essa não é a primeira vez que personalidades femininas se unem para fomentar a produção de filmes realizados por mulheres. Desde 2012, Reese Witherspoon e a cineasta australiana Bruna Papandrea comandam a produtora Pacific Standard. A dupla já lançou filmes como Livre (que rendeu indicação ao Oscar de Melhor Atriz para Reese) e está produzindo a série Big Little Lies (que tem Nicole Kidman no elenco).
Júlia Warken e Ligia Helena
Acesse no site de origem: Jessica Chastain e Queen Latifah lançam produtora de cinema feminista (M de Mulher, 25/02/2016)