(Folha de S. Paulo, 19/05/2016) A marca de calcinhas absorventes Thinx convidou o modelo transexual Sawyer DeVuyst para lançar a campanha publicitária da sua boyshort (uma calcinha mais largas nas laterais, que parece um shortinho).
Sob o slogan, “pessoas que menstruam”, a peça foi criada para homens transgêneros e lançado durante a Semana da Visibilidade Transgênero, nos EUA, em novembro. A marca é conhecida por fazer calcinhas que absorvem o sangue da menstruação, deixando aos usuários a opção de usar ou não um absorvente.
A campanha publicitária traz uma entrevista com DeVuyst, no qual ele conta sua história. “Eu nunca senti que estava em um corpo errado, mas em uma sociedade errada”. Nas fotos da campanha, é possível ver as cicatrizes da cirurgia de retirada dos seios. Ele começou o tratamento com hormônios aos 28 anos.
“Muitas pessoas não imaginam que alguns homens menstruam, simplesmente porque não se fala sobre isso”, diz ao criticar a invisibilidade dos transsexuais na sociedade. “Eu sou humano, sou filho, sobrinho, tenho um trabalho e pago as minhas contas como qualquer outra pessoa, como uma pessoal normal, mas que é diferente”.
Em seu Instagram, o modelo tem várias fotos nas quais aparece nu. “Eu não quero, necessariamente, ser um homem hiper-masculinizado. Essa é só a maneira que eu me sinto seguro no mundo”, diz.
“Quando as pessoas descobrem que eu sou trans, elas passa a me tratar diferente. São mais gentis comigo. () Elas me tratam como eu não fosse um homem por que eu não tenho determinada anatomia e isso é besteira”, afirma DeVuyst. Assista abaixo à entrevista completa (em inglês).
Acesse o PDF: Marca de calcinha absorvente faz anúncio com modelo transexual (Folha de S. paulo, 19/05/2016)