(Folha de S.Paulo) O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que no próximo ano o Brasil irá registrar 519 mil novos casos de câncer, o que equivale a 59 por hora ou 1.416 por dia. Os tumores mais comuns para as mulheres são os de pele não melanoma, de mama e de colo do útero. Segundo o Inca, a doença está em ascensão e essa tendência de aumento é puxada pelo envelhecimento da população.
As exceções são os tumores de estômago e de colo de útero, que estão em queda. No primeiro caso, a tendência é atribuída a melhorias no saneamento e na renda da população -entre as causas do câncer de estômago estão a má conservação dos alimentos e a ingestão de água de poços com alta concentração de nitrato.
Já para o câncer de colo do útero, a redução dos casos deve-se ao melhor diagnóstico das lesões que antecedem o tumor. Contudo, esse tipo de câncer ainda é um dos mais comuns entre as mulheres, com 18 mil casos estimados para 2012, ficando atrás do câncer de pele não melanoma (de baixa letalidade, com 71 mil casos) e de mama (53 mil).
Entre os homens, os mais comuns são de pele não melanoma (63 mil novos casos em 2012) e próstata (60 mil).
Leia a matéria completa: País terá 519 mil novos casos de câncer em 2012 (Folha de S.Paulo – 25/11/2011)