1º Colóquio de pesquisadoras/es do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC

29 de agosto, 2022

Nesta segunda-feira, dia 29, às 17h, acontece o 1º Colóquio de Pesquisadoras/es do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Uma roda de conversa com o tema Gênero e Enfrentamento de Violências, contando com a presença de palestrantes de diferentes núcleos. A atividade é on-line e será transmitida pelo Canal do IEG no Youtube. O evento pretende conhecer e levar ao conhecimento público o conjunto das pesquisas que estão sendo realizadas por pesquisadoras atuantes nas frentes, núcleos e laboratórios ligados ao instituto, bem como de suas associadas.

Participam como debatedoras Mareli Eliane Graupe, coordenadora do grupo de pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (Gecal) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), e Alinne Bonetti, professora do Departamento de Antropologia da UFSC e integrante do Núcleo de Identidade de Gênero e Subjetividade (Nigs). A coordenação da roda será feita por Débora Figueiredo, professora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC e membra do IEG.

Também serão realizadas as seguintes apresentações:

– Pâmela Laurentina Sampaio Reis – Nigs/UFSC
Direitos humanos, violências e diversidades: sobrevivências e assassinatos de mulheres lésbicas no Piauí

– Marina da Silva Schneider – Laboratório de Relações de Gênero e Família (Labgef/Udesc)
Uma história das meninas adolescentes em conflito com a lei: gênero, justiça, temporalidades e direitos no âmbito dos atos infracionais (1990-2000)

– Matilde Quiroga Castellano – Laboratório de Estudos das Violências (Levis/UFSC)
Construção do sujeito vítima na judicialização da violência contra a mulher no Brasil: uma etnografia no sistema judiciário

– Patricia Fatima de Oliveira Furtado – Gecal/Uniplac
Violências de gênero contra as mulheres e a violação dos direitos das crianças

– Juliana Maria da Cruz – Núcleo de Estudos e Ações em Gênero, Educação, Mídia e Subjetividade (Nugems/UFSC)
Ajudo mulheres a se livrarem de relacionamentos abusivos: uma análise sobre perfis de psicólogas no Instagram com foco na violência doméstica e familiar contra mulher.

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas