O Seminário Latino-Americano de Água e Gênero tem como objetivo discutir temas de pesquisa no campo dos recursos hídricos na América Latina, tendo como eixo do debate a relevância de uma perspectiva de gênero, inclusiva e baseada nos direitos humanos. O evento é online, gratuito, aberto ao público e vai contar com múltiplas edições que acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês. É composto por uma palestra seguida de roda de conversa.
Para acompanhar, acesse o site e INSCREVA-SE.
PROGRAMAÇÃO
31/08/2023 |14h às 16h| Horário de Brasília
Esta edição terá como tema “Mulheres em Redes de colaboração”. Receberemos a Elizabeth Telles (Mulheres do Saneamento) e a Michelle Holperin (Mulheres na Regulação), a moderação será realizada por Fernanda Matos.
- Elizabeth Costa de Oliveira Telles, é advogada, especialista e professora de direito do saneamento, regulação e direito do consumidor, com 22 anos de experiência, já esteve à frente do jurídico da Cedae- RJ, uma das maiores empresas de saneamento do país e da Aesbe, Associação Brasileira das Empresas Estaduais e Saneamento, que congrega prestadoras de serviços de água e esgoto de todo o Brasil. Há 8 anos aceitou o convite para contribuir com o Saneamento da Caema e do Estado. É Vice-Presidente do Instituto Mulheres do Saneamento – MUSAS, Trabalhou na elaboração da Lei n° 11.445 de 2007, o Marco Legal do Saneamento e de sua Regulamentação. Também contribuiu para a redação do Estatuto da Metrópole e participou da construção de teses que foram acolhidas por decisões judiciais do Supremo Tribunal Federal, extremamente relevantes para o setor no Brasil.Hoje está à frente da Diretoria ASG da Agência Executiva Metropolitana. (MUSAS – https://institutomusas.com.br)
- Michelle Holperin, Economista, mestre e doutora em Administração Pública pela EBAPE/FGV. Coordenadora do Projeto de Boas Práticas Regulatórias do UERJ Reg. Fundadora e coordenadora do Projeto Mulheres na Regulação (Mulheres na Regulação é uma iniciativa criada para conectar mulheres de todo o Brasil que trabalham no campo da regulação – https://www.mulheresnaregulacao.com)
- Fernanda Matos é Pesquisadora com Residência Pós-Doutoral em Administração na UFMG. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora, Consultora e Editora Colaboradora da Seção Rebob Mulher. É coautora, coorganizadora de dezenas de livros e e-books, além de autora de capítulos em diferentes obras. É co-organizadora do SLAAG, membro do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS UFMG); e Líder da Realidade Climática, treinada por Al Gore em 2014,ganhadora do Prêmio The Alfredo Sirkis Memorial Green Ring Award. Concedido por Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA, ganhador do Prêmio Nobel, ativista ambiental. Desde 2016 o Climate realiza a premiação Green Ring Awards para prestigiar as ações dos voluntários da organização que mais se destacaram ao redor do mundo. (bit.ly/43RzOvh)